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Lancei um aplicativo. E agora?

Lancei um aplicativo. E agora?

by 15 de julho de 2016 0 comments

Marcas, anunciantes e desenvolvedores de apps e games investem horas em cria莽茫o e no desenvolvimento da TI para viabilizar grandes ideias nos smartphones de milh玫es de usu谩rios de smartphones pelo mundo. Ok, todo mundo j谩 entendeu que ter presen莽a mobile 茅 fundamental, e que bons aplicativos s茫o 煤teis e valiosos aos consumidores, seja para engajar uma marca, seja para comprar em uma loja, ou para passar o tempo. Mas, depois que voc锚 lan莽ou um aplicativo, o que vem depois? Como voc锚 se destaca da multid茫o e faz os usu谩rios descobrirem o seu produto e se engajarem nele?

Tanto tempo 茅 investido na cria莽茫o e libera莽茫o de um aplicativo nas lojas, mas pouco se sabe sobre onde e como investir depois de seu lan莽amento. Atraindo usu谩rios para um novo aplicativo 茅 extremamente dif铆cil e sem verba de divulga莽茫o, h谩 apenas algumas formas de tentar ser descoberto:

1. Voc锚 pode rezar por um milagre;
2. Voc锚 pode tentar amigos jornalistas que falem do seu app;
3. Ser selecionado pela Apple dentro da App Store;
4. Coloca suas pr贸prias m茫os no projeto e decide investir em campanhas de marketing.

A AppsFlyer empresa de an谩lise de aplicativos, cuja ferramenta 茅 usada por mais de dez mil desenvolvedores de apps, marcas e ag锚ncias, para medir a performance de seus aplicativos, criou um passo a passo do que fazer e o que medir para garantir a ader锚ncia de seu aplicativo.

Seja esperto e criativo com seu upload na App Store
App Store Optimization (ASO) 茅 ao mesmo tempo uma arte e uma ci锚ncia para se lidar. Seja criativo e garanta que seu 铆cone se destaque dos outros. Inclua prints da tela do aplicativo na lista da loja. Identifique e utilize as melhores palavras-chave para a descri莽茫o.

1) Conhe莽a o significado de 鈥淎tribui莽茫o鈥 鈥 voc锚 vai precisar
Saber de onde o usu谩rio veio 茅 o primeiro passo para avaliar a performance de seu app. Atribui莽茫o 茅 justamente isso: entender de onde veio o usu谩rio que baixou um aplicativo em seu celular. 脡 atribuir uma origem ou uma fonte. 脡 certo que baixamos os aplicativos das lojas Google Play ou App Store, mas antes de chegar l谩, o usu谩rio viu uma publicidade ou alguma outra comunica莽茫o que motivou o download.

2) Divulgue o m谩ximo que puder nos meios digitais
Promova seu app e acione an煤ncios nas m铆dias sociais: Facebook Ads, Posts patrocinados, instagram, twitter etc. Fa莽a com que as pessoas falem sobre ele e estimule que os usu谩rios d锚em notas e resenhas sobre seu app dentro da loja. Fa莽a uma campanha intensiva de curto prazo para que o usu谩rio adquira seu app e voc锚 tenha downloads e notas de revis茫o. Tanto as lojas da Apple quanto da Google colocam mais alto no ranking aplicativos com maior n煤mero de downloads e opini玫es.

3) Entenda o que o usu谩rio est谩 fazendo
Depois que lan莽ou e divulgou, a 煤nica coisa que o desenvolvedor do app tem como saber 茅 quantos downloads o app tem. Mas 茅 preciso ir al茅m para garantir a ader锚ncia e a sobreviv锚ncia do aplicativo. 脡 preciso saber o que fazem as pessoas uma vez que j谩 baixaram. Usam quantas vezes por dia? Para que? Em que lugar?

4) Saiba quantas est茫o desinstalando e de onde
N茫o basta saber quantas pessoas est茫o baixando. 脡 preciso saber quantas est茫o desistindo do app. 鈥淐om ferramentas espec铆ficas, 茅 poss铆vel saber de quais modelos de celulares as pessoas est茫o desinstalando mais aquele aplicativo鈥, conta Daniel Junowicz, diretor da AppsFlyer para Am茅rica Latina. Isso ajuda os desenvolvedores e anunciantes melhorar o app de formas diferentes que aumente a experi锚ncia e a utilidade dele para os usu谩rios, gerando menos desinstala莽玫es.

5) Realinhe a estrat茅gia e o investimento na divulga莽茫o em tempo real
Com todas essas informa莽玫es em m茫os, o respons谩vel pelo marketing ou divulga莽茫o do app deve mudar rapidamente os canais de divulga莽茫o de acordo com os resultados. Se vieram mais usu谩rios por meio de posts patrocinados em Facebook, invista mais l谩. Se houve resposta boa por banners em determinados sites, invista mais neles tamb茅m. Retire o investimento em canais que n茫o est茫o trazendo resultado. Repense a comunica莽茫o de acordo com a usabilidade do aplicativo.

6) 脡 um trabalho cont铆nuo
O trabalho de divulga莽茫o e promo莽茫o de um app nunca acaba. Ele necessita do exato mix de criatividade e imagina莽茫o com uma mentalidade voltada a dados alinhada com sua marca. Mais do que tudo, a divulga莽茫o precisa de comprometimento para maximizar seus esfor莽os de promo莽玫es e fornecer ao usu谩rio a melhor experi锚ncia poss铆vel. J谩 que smartphones s茫o os dispositivos mais pessoais e mais importantes para os indiv铆duos no mundo de hoje, a recompensa para quem faz o trabalho de promo莽茫o de um app bem feito, acaba sendo um divisor de 谩guas.

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Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

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