NOTÍCIAS

Kassab defende o compartilhamento de informações para melhorar a gestão pública

Kassab defende o compartilhamento de informações para melhorar a gestão pública

by 9 de dezembro de 2016 0 comments

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, reforçou a disposição de firmar uma parceria para compartilhar entre os órgãos do governo federal as informações levantadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É a oportunidade de, com informação, tecnologia e pesquisa, trazer mais eficiência num momento em que as verbas estão cada vez mais difíceis”, destacou Kassab nesta quinta-feira (8), durante a 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (Infoplan), no Rio de Janeiro.

Durante o evento, um marco na comemoração de 80 anos do IBGE, o ministro recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Estatístico “Teixeira de Freitas”. Kassab lembrou a importância do trabalho realizado pelo instituto e ressaltou que a informação é um importante instrumento para melhorar a gestão e a eficiência na administração pública.

O ministro citou como exemplo o sistema público de saúde do Brasil. “Nós não temos hoje no SUS o compartilhamento de informações. Não temos o prontuário único e a marcação de consultas num único portal. Isso faz com que haja desperdício de recursos.”

Ele também lembrou que as políticas econômicas do país podem ser melhor adequadas às necessidades da população com o acesso às informações e pesquisas realizadas do IBGE.

O ministro frisou que o MCTIC quer trabalhar junto com o instituto para viabilizar o aproveitamento de informações por órgãos públicos de todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal. “Queremos, junto com vocês, ser protagonistas nesse processo de trazer informação para o mundo da gestão.”

Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Álvaro Prata, a falta de acesso à informação é um entrave ao desenvolvimento. “O Brasil tem uma indústria muito pujante e uma ciência extremamente avançada, que nem sempre estão próximas. Divulgar nossas instituições, programas e diretrizes é um dos nossos grandes desafios.”

Para ele, a parceria entre MCTIC e IBGE para que essas informações sejam melhor distribuídas trará grandes benefícios.

A 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais reúne técnicos e pesquisadores do IBGE e de outras instituições governamentais e entidades. Um dos objetivos é avaliar a produção, a disseminação e a utilização de informações de natureza estatística e geocientífica.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *