NOTÍCIAS

Joint venture entre Stefanini e Tema Sistemas mira mercado financeiro

Joint venture entre Stefanini e Tema Sistemas mira mercado financeiro

by 20 de junho de 2017 1 comment

Um ano e meio após a Stefanini e a Tema Sistemas criarem uma joint venture focada em soluções de tesouraria para grandes bancos, o fruto dessa união de forças, a Capital Market, está pronta para conquistar o mercado financeiro com os sistemas BankPro – Pricing e BankPro – Clearing, que fazem parte da solução Bank Pro.

A empresa diz que o Bank Pro já está em operação em um dos maiores bancos do País. A solução cuida do controle dos títulos Privados e Públicos, que possuem uma complexidade dos cálculos dos preços da curva e de mercado, amortização e juros. Também ajuda na ausência de padronização das informações cadastrais e montagem das extensas agendas de eventos financeiros que demandam leitura e interpretação das escrituras de emissão desses títulos.

De acordo com Alexandre Cota, diretor de negócios da Stefanini Capital Market, a implantação desta solução propiciou uma redução de 80% no tempo de processamento da Carteira de Renda Fixa de uma grande instituição financeira.

Para os próximos meses, está acertada a implantação da fase II deste projeto onde “os clientes ficarão sabendo das alterações cadastrais dos títulos no momento que uma nova ata referente a este papel for lançada no mercado. A partir desta informação, a instituição financeira poderá tomar os procedimentos necessários para correção da sua posição. Tudo isto com prudência e confiabilidade”, afirma o executivo.

Legados
A Stefanini Capital Market também aposta em outras soluções para ganhar o mercado financeiro. O BankPro – Clearing centraliza a responsabilidade de registro das operações nas câmaras, permitindo que os gestores possam cadastrar os legados existentes na instituição conforme a necessidade operacional. A solução permite que os legados informem em qual Clearing será feito o registro da operação, sendo que o gestor do sistema possui permissão para alterar o destino deste registro. Um painel de visualização dos registros, intuitivo e de fácil manuseio, permite executar funções com praticidade e confiança.

A Stefanini Capital Market também aposta na solução BankPro – BTC, que permite o recebimento, validação, interpretação, envio de mensagens, monitoramento da conectividade com a BM&FBOVESPA e oferece recursos para facilitar a negociação, renovação e liquidação dos contratos de aluguel pela área responsável.

Com a proximidade da entrada em produção do IPN- fase 2 pela BM&F-BOVESPA (Integração da Pós-Negociação de quatro clearings existentes hoje), a solução BankPro – BTC é outra aposta da empresa para o mercado financeiro, já que está em conformidade com a nova regra. Ela permite o atendimento personalizado em três frentes no segmento da bolsa: Liquidante, Custodiante e as Corretoras.

O BankPro ainda possui um módulo especial para tratar as aplicações do Tesouro Direto. O produto já está na fase final de desenvolvimento e o primeiro cliente, importante player do mercado, receberá a primeira versão do produto ainda no primeiro semestre do ano.

“A solução permitirá que os clientes de uma instituição financeira realizem a contratação dos títulos do Tesouro Nacional por meio do site do Tesouro Direto, sendo que o processo de efetivação da operação entre o Tesouro e a instituição ocorrerá por troca de arquivo ou por meio do site da própria instituição. Neste caso toda a comunicação e efetivação da operação entre tesouro e instituição financeira ocorrerão de forma online, sendo que a instituição financeira passará a ter o status de Agente Integrado com o Tesouro Nacional”, conclui Cota.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

1 Comment so far

Seja o Primeiro a Comentar Este Post
  1. Naldo
    #1 Naldo 20 julho, 2017, 00:24

    Gostei.

    Reply this comment

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *