NOTÍCIAS

Instituto quer usar smartphone para estimular relações presenciais. É possível?

Instituto quer usar smartphone para estimular relações presenciais. É possível?

by 4 de agosto de 2015 0 comments

Com o objetivo de unir esforços para que as pessoas façam o uso consciente das tecnologias e estimular, cada vez mais, as relações presenciais, foi firmada uma parceria entre o Instituto Delete – núcleo pioneiro criado dentro do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – e o app Offzone – aplicativo que incentiva o uso consciente do celular através de prêmios nas empresas cadastradas.

O objetivo de ambos é reverter o quadro de distanciamento das relações criadas pelo avanço, cada vez maior, das tecnologias. A similaridade de trabalhos e ideologia do Delete e do Offzone levaram ao acordo, divulgado essa semana. A missão das duas organizações e consiste em indicação de negócios, campanhas conjuntas de conscientização, além da troca de conhecimentos e ideias.

Nem sempre é produtividade
Alguns estudos apontam que o uso de smartphone não chega a ser produtivo como se pensava e acaba servindo mais como uma distração. Um levantamento da AdTrhuth descobriu que usuários de smartphones checam 150 vezes seus aparelhos por dia. E nem tudo é trabalho. A maioria quer só

dar uma olhada para ver se há alguma novidade que faça seu dia melhor. Se não há isso, o desânimo toma conta. Outro estudo indica que o uso compulsivo de smartphones pode estar ligado à depressão dos usuários.

É para combater esse cenário de péssimo uso da tecnologia, ou, melhor dizendo: quando nos tornamos instrumentos dos nossos instrumentos, é que a parceria da Delete e Offzone foi feita. Os esforços serão concentrados em conscientizar usuários de smartphone que a tecnologia é boa, mas pode também sufocar atitudes e comportamentos saudáveis do nosso dia a dia. É uma maneira de “utilizar a tecnologia contra ela mesma”, segundo divulgou o Offzone. A versão Work do aplicativo vem sendo bastante requisitada, pois aumenta a produtividade, a qualidade e a segurança nas empresas através de prêmios aos colaboradores que atingem a meta de não utilização do celular no horário de trabalho.

“O trabalho desenvolvido pelo Instituto Delete complementa o nosso e vice-versa. Colocamos em prática a teoria que o Instituto desenvolve, influenciando os usuários em ações do dia a dia. Já o Instituto, reforça com pesquisas, estudos, palestras e programas de capacitação empresas e escolas, o propósito do que tentamos transmitir com o aplicativo”, conta o CEO do Offzone, Rafael Coelho.

Além da sinergia e complementação do trabalho de ambas as organizações, novas ações estão surgindo: “Estamos no processo de desenvolvimento de alguns projetos conjuntos de conscientização do usuário digital. Nossa parceria possibilitará a otimização dos trabalhos que já são desenvolvidos”, finaliza o pesquisador e diretor do Instituto Delete, Eduardo Guedes.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *