NOTÍCIAS

Índia substituirá carteira de habilitação por smartphones

Índia substituirá carteira de habilitação por smartphones

by 12 de setembro de 2016 0 comments

Um dos planos mais ambiciosos do primeiro ministro indiano Narendra Modi é transformar o país numa economia que aproveite os avanços da tecnologia moderna. Chamado de Digital India, o projeto navega por diferentes áreas, mas uma delas deve ganhar destaque nas próximas semanas e servir de exemplo de desburocratização e gestão pública. O governo planeja trocar as carteiras de habilitação, que hoje são documentos físicos em papel, como as brasileiras, por um app carregado nos smartphones dos cidadãos.

O DigiLocker tem objetivo final de servir de uma carteira digital geral para todos os documentos que podem ser exigidos pelo governo. A carteira de habilitação passará a fazer parte desse app nas próximas semanas, de acordo com uma parceria feita pelo Ministério dos Transportes e Rodovias indiano.

O serviço usa armazenamento em nuvem para que os cidadãos possam guardar os documentos. O app exibe cada licença toda vez que for pedido pela autoridade competente. Os governos locais começaram a fazer a integração dos dados e fornecer o sistema de leitura e conferência para autoridades e fiscais na semana passada.

O funcionamento é bem simples. O DigiLocker é baixado por qualquer cidadão indiano direto para o smartphone e passa a funcionar com poucos dados preenchidos. Uma tecnologia de segurança e ligação com cadastros oficiais é feita e ele passa a ser um arquivo ambulante de registros da pessoa em órgãos públicos.

Paperless
O ministro da Tecnologia da Informação da Índia, , Ravi Shankar Prasad, crê que o DigiLocker influenciará outras ações para eliminar a burocracia e diminuir o uso do papel físico por governos em todo o país, resultando numa onda paperless (sem papel) por todo o país.

O DigiLocker já funcionava com outros documentos, desde 2015. A adição da carteira de habilitação está sendo vista como um momento decisivo de sua eficiência, já que carregará junto o certificado de regularidade do veículo e permitirá integração com autoridades locais.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *