NOTÍCIAS

Identidade com chip dá problemas e é cancelada na Estônia

Identidade com chip dá problemas e é cancelada na Estônia

by 8 de novembro de 2017 0 comments

O governo da Estônia cancelou 760 mil cartões de identidade com chip depois que pesquisadores descobriram uma falha de criptografia que permite que criminosos possam roubar a identificação dos cidadãos e praticar crimes diversos. Não houve incidentes por causa da vulnerabilidade, mas as autoridades decidiram rever o esquema de chaves de segurança e a distribuição dos documentos digitais.

A falha foi relatada no mês passado. Porém, uma nova revisão da tecnologia descobriu que o problema é muito pior do que inicialmente descrito. “Não houve nenhum incidente conhecido de um cartão de identificação digital estoniano sendo mal utilizado, mas todos os certificados anteriores contendo a vulnerabilidade foram suspensos na sexta-feira”, anunciou Kaspar Korjus, chefe do esquema de e-Residência do país.

As carteiras de identidade com chip da Estônia são usadas para vários serviços prestados aos cidadãos e são uma forma mais fácil e barata do governo ter gestão sobre os custos envolvidos e o atendimento à população. A falha permite que hackers assumam a identificação de uma pessoa de forma rápida.

Eleições
O receio maior das autoridades cresceu depois que os pesquisadores alertaram para a possibilidade de que o esquema de roubo de identidade fosse usado em eleições. “Estamos profundamente preocupados com o ocorrido e sobre os cartões de identificação estonianos serem usados para a votação eletrônica”, escreveram pesquisadores independentes durante o fim de semana. A Estônia tem uma votação digital e é possível registrar o voto pela Internet.

O país da Europa Setentrional tem sido pioneiro na adoção de digitalização nos serviços governamentais. A tecnologia tem ajudado a melhorar diversos serviços e a população tem aceitado as novidades. Mas a estrutura digital também fez da Estônia um alvo preferencial de ataques. Em 2007, o país quase parou com uma série de incidentes cibernéticos que retirou sites oficiais do ar e interferiu em serviços públicos.

O modelo de identidade digital brasileiro, ainda em discussão, tem forte influência da chamada e-Estônia. O país tem cerca de 1,2 milhão de habitantes e a identidade digital é obrigatória para os cidadãos, embora ainda não tenha chegado a 100% de cobertura.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *