NOT√ćCIAS

Huawei e UFGC criam laboratório de inovação em computação em nuvem

Huawei e UFGC criam laboratório de inovação em computação em nuvem

by 25 de março de 2015 0 comments

A Huawei e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciam parceria para pesquisa e desenvolvimento dedicada à educação e capacitação de alunos em computação em nuvem e inovação tecnológica no Brasil.

O objetivo do projeto, que inclui a montagem de um laboratório de pesquisa no Campus da UFCG e que contou com a intermediação e o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, é capacitar alunos da instituição para trabalhar com equipamentos e softwares no segmento de computação em nuvem.

“A UFCG √© uma instui√ß√£o de ensino qualificada que possui um hist√≥rico de inova√ß√£o em TIC e lideran√ßa na √°rea de computa√ß√£o em nuvem, experi√™ncia que motivou a Huawei a implementar esse laborat√≥rio conjunto na Para√≠ba”, explica Tito Ocampos, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Huawei.

Para o executivo, a computação em nuvem tem amplo potencial de crescimento mercadológico e de desenvolvimento tecnológico e científico, o que torna a parceria estratégica para a empresa, para a universidade, assim como para todo o Brasil.

Com o acordo, a Huawei traz pela primeira vez ao Pa√≠s a solu√ß√£o FusionCube – um servidor para aplica√ß√Ķes de Computa√ß√£o em Nuvem – que estar√° dispon√≠vel no Centro de Engenharia El√©trica e Inform√°tica (CEEI) da UFCG para a capacita√ß√£o dos alunos e tamb√©m para pesquisas focadas em inova√ß√£o tecnol√≥gica.

“H√° mais de 15 anos operando no mercado brasileiro, a Huawei refor√ßa com a parceira o compromisso de longo prazo de investimentos, pois se sente respons√°vel em apoiar as iniciativas para o desenvolvimento do Pa√≠s. A empresa tamb√©m defende que colaborar com as grandes Universidades √© importante para promover as condi√ß√Ķes de inova√ß√£o tecnol√≥gica que ir√£o beneficiar os ambientes acad√™micos e a sociedade”, completa Ocampos.

Certificação de alunos
Ao longo de 13 meses serão treinados de 20 a 25 alunos da Universidade em disciplinas variadas, e no final do curso eles receberão um certificado de qualificação e estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Os alunos receber√£o uma bolsa de estudo como parte integrante do projeto, que tem como coordenador o professor Kyller Costa Gorg√īnio, do Centro de Energia El√©trica e Inform√°tica/Embedded. Segundo o professor, o programa √© importante, pois possibilitar√° o acesso √†s tecnologias que dar√£o suporte ao surgimento de aplica√ß√Ķes inteligentes que ir√£o facilitar a vida dos cidad√£os.

“Essas aplica√ß√Ķes v√£o desde sistemas para marcar consultas com seu m√©dico online at√© sistemas complexos que podem reconfigurar o sistema de tr√°fego da uma cidade com base no fluxo de ve√≠culos. Isso possibilitar√° a esse aluno colocar-se mais facilmente em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”, completa.

O professor entende que o treinamento e a cria√ß√£o de solu√ß√Ķes em computa√ß√£o em nuvem visam contribuir para o modelo de cidades digitais com elevado n√≠vel de servi√ßos p√ļblicos dispon√≠vel na plataforma digital.

Sobre a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba

A Funda√ß√£o Parque Tecnol√≥gico da Para√≠ba (Funda√ß√£o PaqTcPB) atuou no andamento e defini√ß√£o da parceria como a principal institui√ß√£o intermedi√°ria entra a UFCG e a Huawei. Atualmente, conta com mais de cem iniciativas em andamento na √°rea de TI e atua como uma das grandes incentivadoras da regi√£o, o que inclui a cria√ß√£o do Centro de Inova√ß√£o e Tecnologia Telmo Ara√ļjo (CITTA) que deve fomentar e dinamizar a inova√ß√£o no Nordeste.

A diretora geral da Funda√ß√£o Parque Tecnol√≥gico da Para√≠ba e presidente do Conselho Nacional de Secret√°rios Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Proc√≥pio Garcia, celebra o investimento. “A parceria √© muito bem-vinda, pois nossos alunos ter√£o oportunidade de vivenciar ambientes de forma√ß√£o e de transfer√™ncia de conhecimentos suficiente para criar solu√ß√Ķes competitivas e tecnologicamente avan√ßadas, melhorando a qualidade de vida e ampliando as fronteiras econ√īmicas do Estado”, destaca.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *