NOTÍCIAS

Hadoop e NoSQL impulsionam crescimento do big data até 2021

Hadoop e NoSQL impulsionam crescimento do big data até 2021

by 16 de setembro de 2016 0 comments

O fenômeno da explosão no volume de dados no mundo conectado, o chamado big data, dá sinais claros que deixou de ser uma tendência e passará a ser uma oportunidade inegável para negócios nos próximos cinco anos. Um estudo do Forrester Research aponta um crescimento anual de 12,8% ano após ano até 2021.

Para colocar um pouco de perspectiva nisso, é bom lembrar que o mesmo instituto de pesquisa prevê um crescimento de 4,5% para o mercado geral de TI. E isso contando com uma boa dose de otimismo sobre estabilidades econômicas em vários países e uma certa esperança de que os executivos de tecnologia (CIOs) serão ágeis na superação dos desafios de hoje.

O relatório destaca que nos últimos anos, o big data passou de “clichê”, ou termo da moda, para uma “prática comercial padrão”. “Em 2016, quase 40% dos tomadores de decisão que trabalhavam com dados e análises globais disseram que suas empresas estão a implementar ou expandir tecnologia e soluções referentes ao big data. Outros 30% estão planejando adotar nos próximos 12 meses”, enfatiza o texto do documento do Forrester.

E, para não negar a origem do termo, o big data tem sido realmente grande. Devido a explosão no uso de soluções e tecnologias envolvidas nisso, o mercado de gerenciamento e implementação tem mantido um crescimento nos últimos anos e prevê ainda maiores daqui para frente. Segundo o relatório, essas soluções poderiam incluir data warehouse empresarial, NoSQL, Hadoop, integração de dados, virtualização de dados e in-memory.

Setores e tecnologias
Os Estados Unidos se destacarão como maior mercado do big data. Mas os setores que mais adotarão produtos e soluções desse tipo serão os mesmo mundo afora. São eles: serviços profissionais de TI, telecomunicações, governos e indústria financeira e bancos.

O crescimento do big data está atrelado em boa parte à evolução do NoSQL e Hadoop, que têm se mostrado bons suportes de tudo que é desenvolvido por cima deles. Dos pesquisados, 41% disseram estar implementando NoSQL e outros 20% pretendem fazê-lo nos próximos 12 meses. A previsão é que a tecnologia cresça 25% por ano no período 2016-2021. O Hadoop está sendo implementado por 3o% das empresas pesquisadas. Em 2015 eram 26%. A plataforma deve crescer 32,9% no período do estudo.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *