NOTÍCIAS

Hackers atacam fechaduras eletrônicas e obrigam hotel a voltar ao passado

Hackers atacam fechaduras eletrônicas e obrigam hotel a voltar ao passado

by 30 de janeiro de 2017 0 comments

Por muito pouco os hóspedes do Romantik Seehotel Jägerwirt, um hotel de luxo dos Alpes austríacos, classificado com quatro estrelas, não ficaram presos dentro ou sem poder entrar nos quartos. O estabelecimento foi alvo de hackers, que infectaram a infraestrutura de TI com um ransomware, que criptografou o HD com dados do sistema de fechaduras eletrônicas.

O hotel admitiu o ataque, que ocorreu no início do mês, apesar de os jornais locais só destacarem a notícia na última  semana. As medidas para substituição do sistema eletrônico por chaves comuns foi rápido e nenhum hóspede ficou trancado pelo lado de dentro ou sem poder entrar nos quartos por muito tempo.

Algumas leis de Segurança da Europa exigem que sistemas eletrônicos de fechaduras tenham também chaves e maçanetas manuais fáceis de serem usadas em caso de emergência. A preocupação se dá, principalmente, pelo temor de incêndios e avalanches.

Mesmo com as medidas urgentes, o hotel disse ter optado por pagar o resgate exigido em bitcoins (moeda virtual muito usada no submundo da internet) para recuperar as informações do HD. O valor seria próximo de US$ 1.600, de acordo com jornais locais.

Na ocasião do ataque, o hotel estava com 180 hóspedes. Por sorte, boa parte deles estava nas pistas de ski ou em passeios pelos Alpes. Com poucas pessoas nas dependências internas, praticamente não houve confusão ou hóspedes trancados nos quartos. “Ficamos apenas um dia sem poder fazer novos cartões de chaves eletrônicas”, disse o diretor do hotel, Christopher Brandstaetter, ao site Bleeping Computer.

O ataque fez o hotel repensar a facilidade do sistema de fechaduras digitais. Brandstaetter declarou que as velhas chaves e fechaduras voltarão a fazer parte da rotina do estabelecimento a partir do próximo mês.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *