NOTÍCIAS

Grave seu nome em um microchip e envie para Marte

Grave seu nome em um microchip e envie para Marte

by 20 de agosto de 2015 0 comments

A Agência Espacial Americana – NASA – abriu uma forma inusitada de todos os entusiastas de conquistas espaciais e curiosos em geral participarem da missão Mars InSight. Qualquer um pode submeter seu nome para ser gravado em um microchip para ser levado pela sonda até o planeta vermelho.

A Mars InSight será lançada no próximo ano.”Ao participar desta oportunidade e enviar o seu nome a bordo da InSight você está mostrando que é parte dessa jornada sobre o futuro da exploração espacial”, disse Jim Green, diretor de ciência planetária na sede da NASA, durante o anúncio da promoção. “Esse próximo passo é mais uma missão fantástica para a superfície de Marte”, destacou.

Você pode enviar seu nome até 8 de setembro. O processo todo é bem simples. É só acessar o site promocial clicando aqui. Para participar é só fornecer nome, país e código postal. Não demora mais do que 30 segundos. A NASA já fez uma promoção semelhante com o projeto Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). Acessando a página Send your Name to the Moon era possível enviar seu nome para a Lua.

Qual a vantagem disso? Podemos elencar algumas dezenas de respostas para isso. A maioria seria uma tentativa boba de responder: e porque não?

Por acaso ter o nome na lista de cheques sem fundo, funcionários do mês e fila de espera para ser atendido em algum serviço público é melhor do que enviar seu nome pra Marte?

A NASA disse que esse tipo de política de relacionamento deve continuar. É uma tentativa de popularizar qualquer missão espacial daqui para o futuro. Projetos desse tipo costumam trazer muito conhecimento e avanços tecnológicos. Fornecem, também, tecnologias que depois fazem parte de nossa vida e nem sempre identificamos como vindos da conquista espacial.

O velcro, por exemplo, não foi inventado na NASA, mas foi amplamente usado pelos primeiros astronautas e isso mostrou que o produto poderia ter outros usos. Já na indústria de computação, alguns dos mais fantásticos aprimoramentos de software e equipamentos poderosos saíram direto nas missões espaciais para o mercado comercial. Vídeos de alta resolução, controle remoto pela web e programas de análises de dados são alguns deles.

Missão inédita
A InSight tem uma missão inédita. Ela investigará o interior do planeta. Até agora, as sondas mandadas para o planeta vermelho só exploraram a superfície. A sonda será lançada em março de 2016, da base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. A chegada em Marte é prevista para o final de setembro do mesmo ano.

De acordo com um comunicado da NASA, InSight vai lançar a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia algum tempo, em Março de 2016 e terra no planeta vermelho em 28 de Setembro do mesmo ano. Esta missão irá investigar o interior do planeta, tornando-se a primeira missão a Marte para fazê-lo.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *