NOTÍCIAS

Vai ter agitação nas nuvens: Google lança serviço de banco de dados para missão crítica, em cloud

Vai ter agitação nas nuvens: Google lança serviço de banco de dados para missão crítica, em cloud

by 15 de fevereiro de 2017 0 comments

O Google deu um importante passo hoje, 15 de fevereiro, para se estabelecer como fornecedor de TI em cloud. A empresa lançou o Cloud Spanner, em versão Beta, disponível para clientes por meio da plataforma Google Cloud. É a mesma tecnologia que a gigante de pesquisas usa para executar seu sistema de publicidade do Google AdWords e o Google Play.

Só isso já indica que o produto tem grandes chances de se tornar sucesso. E ele ainda é uma promessa de fim do dilema para administradores de bancos de dados que, ao migrarem missões críticas para cloud, ficam em dúvidas sobre a escolha de um BD relacional ou NoSQL. O banco de dados Cloud Spanner funciona com armazenamento de dados em linhas e colunas, como um relacional comum, porém ele escala globalmente em centenas de data centers e milhões de máquinas, que mantém o funcionamento como único e os dados consistentes.

A replicação de bancos de dados em vários data centers globais costuma ser uma facada no orçamento de qualquer empresa. Sem contar os costumeiros atrasos na gravação dos dados e quedas no acesso às aplicações de alta velocidade, como as usadas no mundo financeiro.

O Google diz que a Cloud Spanner oferece consistência de dados em vários bancos de dados, ao mesmo tempo em que torna-os altamente disponíveis. Pode ainda lidar com um número enorme de transações ao redor do mundo ao mesmo tempo. O produto faz processamento de transações distribuídas, algo essencial para negócios que estão sendo desafiados pelo big data.

Nova batalha
É algo também voltado para qualquer estratégia de transformação digital. As bases de dados são fundamentais para aplicações e, hoje em dia, poucas empresas têm orçamento para desconsiderar a cloud computing para organizar tudo isso e deixar tudo internamente.

Com o lançamento do Google, o campo da próxima batalha de gigantes na cloud ficou clara. É banco de dados para big data e transformação digital. Apesar de o Google Cloud ainda estar muito distante do líder de mercado Amazon Web Services e do Microsoft Azure, o lançamento do Spanner injeta um potencial de crescimento a longo prazo. Clientes que optarem pelo serviço, ficam a mais de meio caminho de contratar outras soluções em cloud do Google

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *