NOTÍCIAS

Google adquire “secretamente” empresa que porta apps do iOS para Android

Google adquire “secretamente” empresa que porta apps do iOS para Android

by 29 de agosto de 2016 0 comments

Uma compra de um ano atrás do Google só foi descoberta agora e isso está deixando o mercado de apps para smartphones mais acirrado. A mega corporação de tecnologia adquiriu, sem qualquer alarde, a Apportable, em março de 2015, uma empresa que facilita para que códigos de apps que foram feitas para o sistema operacional da Apple, iOS, possam rodar no Android, do Google.

A Apportable é uma startup criada em 2011 pelo consultor de tecnologia ex-Cooliris, Collin Jackson, e o engenheiro de software que trabalhou na Webroot, Ian Fischer. Ambos estão contratados pelo Google agora e isso despertou suspeitas sobre a aquisição. Junto com eles, foram abrigados mais 11 técnicos e engenheiros. Outros funcionários, calcula-se que cerca de 60, foram dispensados.

Mas a startup permanece operacional, teoricamente, com um parco esqueleto funcional e comando novo, o que indica uma aquisição fora dos padrões. O noticiário VentureBeat, que primeiro notou a operação, classifica como uma “acqui-hire”, algo como uma meia compra e meio aluguel de expertise.

Velha conhecida
A Apportable não é estranha no mundo Google. A empresa teve investimento do braço de capital da corporação no início da captação de recursos. Alguns projetos foram feitos em parceria entre as duas empresas também foram feitas para aplicativos de mobilidade. No entanto, a startup não teria alcançado metas de negócio e dificuldades financeiras rondaram a empresa nos últimos anos.

A aquisição-aluguel tinha três produtos básicos no mercado. O carro-chefe era o Sprite Builder, destinado a games, era open-source e com algum mercado conquistado. Outro era o Tengu, voltado a desenvolvedores para complicar códigos. Havia um outro produto para empresas, na linha do Sprite Builder.

O site da empresa não parece funcionado. Há várias mensagens de erros nos links, apontando que páginas foram tiradas do ar ou estão sem manutenção. Os certificados de segurança dos produtos expiraram e o Sprite Builder, apesar de estar funcionando on line, não está mais disponível na loja da Apple. O escritório apontado no site foi alugado para outro inquilino e as páginas de contato não funcionam.

Não é a primeira vez que o Google aloca empresas de desenvolvedores de apps, que facilitam a migração do iOS para outros sistemas. Nem é a única empresa a apostar nesse mercado. LaunchKit, Firebase e Agawi foram negócios anteriores. A Microsoft é outra que está ativa nessa estratégia e a aquisição da Xamarim aponta isso. O Google não comentou ainda a descoberta do negócio.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *