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Gigantes da tecnologia, e n茫o as fintechs, mudar茫o pra valer os bancos

Gigantes da tecnologia, e n茫o as fintechs, mudar茫o pra valer os bancos

by 28 de novembro de 2017 0 comments

As startups de tecnologia e as especializadas nos mercados de finan莽as e seguros (chamadas de fintechs e insurtechs, respectivamente) representam somente a ponta do iceberg das mudan莽as que esses dois segmentos da economia ver茫o nos pr贸ximos anos. Al茅m das novidades que elas trazem, uma s茅rie de tecnologias disruptivas mudar茫o a forma como esses neg贸cios s茫o feitos e como os clientes interagem com essas empresas. 脡 o que aponta um relat贸rio do F贸rum Econ么mico Mundial e conduzido pela consultoria global Deloitte.

O relat贸rio “Al茅m das Fintechs: uma avalia莽茫o pragm谩tica do potencial disruptivo nos servi莽os financeiros“, mostra que o advento dessas startups mudou o cen谩rio da ind煤stria financeira, mas ainda n茫o impactou diretamente na competitividade da cadeia envolvida nesses setores. O problema todo 茅 uma quest茫o de velocidade.

A tecnologia, de uma forma geral, avan莽a a passos largos. Atualmente existem solu莽玫es robustas e est谩veis de bots, intelig锚ncia artificial, aprendizado de m谩quina, realidade virtual, etc. As blockchains tambem come莽aram a ter testes finais em 2017. S茫o coisas que h谩 tr锚s anos eram s贸 expectativa e h谩 dez eram quase fic莽茫o. Computa莽茫o qu芒ntica e o modo como isso impactar谩 a criptografia s茫o vistas como produtos vi谩veis, algo que h谩 cinco anos era mais teoria acad锚mica. Com tudo isso ocorrendo, v谩rias fun莽玫es b谩sicas dos bancos e seguradoras ficam cada vez mais automatizadas e commoditizadas, perdendo parte gigantesca da diferencia莽茫o e proposta de valor.

Ao mesmo tempo, n茫o outra alternativa para essas empresas financeiras. Elas precisam entrar nesses avan莽os e garantir a competitividade. E, nesse ponto, as fintechs e insurtechs t锚m ajudado muito. Por茅m, mostra o estudo do F贸rum e da Deloitte, o impacto da inova莽茫o no ecossistema financeiro 茅 menor do que o esperado. Falta escala. E no meio desse cen谩rio, gigantes de tecnologia come莽am a ser concorr锚ncia pesada para os servi莽os que antes s贸 as empresas financeiras ofereciam.

“A parceria entre bancos e grandes empresas tecnol贸gicas corre o risco de n茫o se manter rec铆proca”, afirma Jesse McWaters, principal autor do estudo, e Lead Project, Innovation Disruptive in Financial Services no World Economic Forum. “As institui莽玫es financeiras dependem cada vez mais das empresas de tecnologia para avan莽ar em suas capacidades mais sens铆veis estrategicamente. No entanto, elas s贸 podem oferecer em troca o pr贸prio neg贸cio鈥, alerta.

鈥淰ivemos um momento em que a inova莽茫o 茅 fator primordial na perspectiva daqueles que prestam servi莽os financeiros. Acompanhar as transforma莽玫es e a nova din芒mica imposta a esse mercado 茅 o grande desafio dos agentes que operam no segmento, sejam aqueles que est茫o do lado das institui莽玫es tradicionais, sejam os que operam na ponta disruptiva鈥, avalia Sergio Biagini, s贸cio da Ind煤stria de Servi莽os Financeiros em Consultoria da Deloitte.

Oito transforma莽玫es
O relat贸rio indica oito pontos de mudan莽a para bancos e institui莽玫es financeiras. Tr锚s delas t锚m destaque:

Ascens茫o das plataformas: O aumento de ofertas permitindo escolha ao consumidor ter谩 profundas implica莽玫es na concep莽茫o e distribui莽茫o de produtos, e provavelmente ir谩 for莽ar as empresas a adotarem mudan莽as de pap茅is. As plataformas que oferecem solu莽玫es que permitem envolver ofertas vindas de diferentes institui莽玫es financeiras em um 煤nico canal podem se tornar o modelo dominante para a entrega de servi莽os no setor. O avan莽o dessas plataformas, com Open Banking, provavelmente ir谩 levar 脿 reformula莽茫o dos servi莽os financeiros, passando das atuais organiza莽玫es claramente definidas para um perfil de entidades intercambi谩veis. Isso pode exigir que os propriet谩rios da plataforma sejam gerenciadores de ecossistemas eficientes, equilibrando as necessidades entre os que oferecem produtos e a demanda do cliente;

Regionaliza莽茫o financeira: Diferentes prioridades regulat贸rias, capacidades tecnol贸gicas e necessidades dos clientes t锚m desafiado a narrativa que aponta para o avan莽o da globaliza莽茫o financeira, abrindo caminho para modelos regionais de servi莽os financeiros adequados 脿s condi莽玫es locais. Mesmo as empresas globais podem precisar de estrat茅gias distintas para conquistar vantagens competitivas regionais e se integrar aos ecossistemas locais. Enquanto isso, as fintechs provavelmente enfrentar茫o s茅rios obst谩culos para se estabelecer em m煤ltiplas localidades, mesmo que a tecnologia reduza barreiras a essa entrada. Operadores podem se tornar parceiros atraentes para fintechs que procuram entrar em novos mercados, 脿 medida em que procuram oportunidades para adquirir rapidamente escala de atua莽茫o;

Empresas de Tecnologia sistemicamente importantes: Os esfor莽os das institui莽玫es financeiras tradicionais para imitar as principais capacidades das empresas de alta tecnologia provavelmente levar茫o a uma depend锚ncia cada vez maior em rela莽茫o a essas 煤ltimas. Por exemplo, 脿 medida que as institui莽玫es financeiras buscam aprimorar as experi锚ncias digitais de seus consumidores, elas depender茫o cada vez mais da infraestrutura baseada em nuvem de alta tecnologia para ganhar escala, implantar processos e aproveitar a Intelig锚ncia Artificial como um servi莽o. Enquanto as institui莽玫es financeiras buscam novas vantagens para aumentar sua pegada competitiva, elas ter茫o de fazer escolhas dif铆ceis: se tornar dependentes de empresas de alta tecnologia, ou correr o risco de se atrasar em rela莽茫o 脿s ofertas tecnol贸gicas, caso minimizem o engajamento para proteger sua independ锚ncia.

Os demais cinco fatores de transforma莽茫o observados no relat贸rio incluem:
Comoditiza莽茫o de custos: As empresas est茫o explorando novas tecnologias e trabalhando com outras organiza莽玫es para acelerar a comoditiza莽茫o de suas bases de custos e poder preservar suas margens e concentrar-se em estrat茅gias mais promissoras;
Redistribui莽茫o do lucro: A tecnologia provavelmente permitir谩 que as organiza莽玫es ignorem as cadeias de valor tradicionais, permitindo a redistribui莽茫o de lucros;
Propriedade da experi锚ncia: O poder ser谩 provavelmente transferido para os propriet谩rios das interfaces de atendimento ao cliente; os provedores de servi莽os devem, portanto, se tornar hiperdimensionados ou hiperfocados;
Monetiza莽茫o de dados: Em um futuro em que os dados s茫o cada vez mais importantes, a propriedade e o controle destes se tornar茫o uma quest茫o chave para todas as partes interessadas; e
For莽a de trabalho bi么nica: Como a capacidade das m谩quinas para replicar os comportamentos humanos continua a evoluir, as institui莽玫es financeiras provavelmente precisar茫o administrar a m茫o de obra e o capital intelectual como um 煤nico conjunto de capacidades.

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