NOTÍCIAS

Gartner indica três comportamentos de liderança que CIOs precisam ajustar

by 8 de setembro de 2015 0 comments

Maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia terá edição brasileira de 19 a 22 de outubro

 

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, anunciará a pesquisa Gartner CIO Agenda 2015 durante o Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia e que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O evento reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.

O levantamento foi feito com mais de 2.800 CIOs de mais de 80 países. De acordo com a grande maioria (89%), o mundo digital gera riscos novos, amplamente diferentes e mais elevados, sendo que 69% dos entrevistados reconhecem que a agilidade é cada vez mais importante em relação ao gerenciamento de riscos. Para orientar os CIOs nessa terceira era da realidade “digital agora, digital primeiro”, Dave Aron e Graham Waller, autores da pesquisa, destacam três imperativos notáveis para que os CIOs mudem seus comportamentos de liderança digital.

Mudar prioridade de “legado” para “digital” – Para ter sucesso em um mundo digital, as empresas devem sair da inércia e da complexidade negativa e focar no futuro a partir de uma perspectiva digital e trabalhando regressivamente. Isso inclui mudar do relato retrógrado para a analítica preditiva, combinada com a experimentação dirigida por dados. O conselho de inovação transversal de carros da Volvo, por exemplo, discute ideias para pensar como o digital pode resolver os problemas cotidianos com carros conectados. Para o Vice-Presidente e CIO da Volvo, Klas Bendrik, existe grande quantidade de falhas nos fornecedores online. A empresa trabalha para criar uma chave digital temporária para que os fornecedores possam fazer as manutenções acessando diretamente o sistema dos carros.

Mudar as medidas de “visíveis” para “valiosas” – O sucesso do negócio digital requer a construção de plataformas que possam não gerar RSI (Retorno Sobre Investimento) imediato, mas lidar com mudanças rápidas e incertezas, além de gerenciar valores dinamicamente. Os CIOs também devem categorizar investimentos como “receosos”, para manter o negócio funcionando; “baseados em fatos”, para permanecer dentro do modelo de negócio da empresa; e “baseados em fé”, com o gerenciamento capaz de lidar com eles. O valor é criado aumentando a receita por dólar do custo de TI, que é igual à produtividade de TI. A Volvo entende as oportunidades do valor digital de longo prazo. A empresa formou uma equipe inovadora para “levar a TI para os carros da Volvo” e inspirar seu grupo de trabalho. “Há até poucos anos, a atitude era ‘se você não faz nada, você não pode fazer nada errado’”, afirma o executivo, que agora incentiva toda a equipe de TI a estabelecer e contribuir para a inovação.

Mudar de “controle” para “liderança visionária” – A liderança de “comando” e “controle” não se encaixa no mundo digital. A liderança digital é quase sempre uma questão de visão e inspiração. Treinamento e inspiração são tarefas centrais para CIOs determinados a se tornar líderes digitais. Esses executivos sabem disso: 75% planejam mudar seu estilo de liderança nos próximos três anos, ampliando sua visão (47%) enquanto reduzem o comando e o controle (65%). Na Volvo, Bendrik tenta modelar o comportamento voltado para o cliente e reserva tempo nas reuniões de gerenciamento para discutir megatendências.

Além da parceria com os acionistas mais importantes do negócio, os CIOs precisam aumentar a inteligência digital de suas empresas. Fundamentalmente, os CIOs e outros líderes devem comandar a revolução da cultura digital por meio de seus negócios, e possivelmente de seus ecossistemas. Confira o vídeo de apresentação do Gartner CIO Agenda 2015 no link  Eventos sob Encomenda do Gartner.

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos seniores de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *