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Gartner destaca a import√Ęncia de interfaces API  para cria√ß√£o da vis√£o industrial das empresas

Gartner destaca a import√Ęncia de interfaces API para cria√ß√£o da vis√£o industrial das empresas

by 14 de setembro de 2016 0 comments

Organiza√ß√Ķes precisam criar uma nova vis√£o para os neg√≥cios digitais

¬†O Gartner, Inc., afirma que dispositivos que utilizam Interfaces de Programa√ß√£o de Aplicativos (do ingl√™s API ‚Äď Application Programming Interface) para se comunicarem, fazerem transa√ß√Ķes e mesmo negociarem com pessoas ser√£o a base de um futuro pr√≥ximo, conforme a¬†Internet das Coisas¬†(IoT) se torna mais inteligente. O uso de APIs permite desde o ajuste remoto da temperatura de um c√īmodo usando um aplicativo que controla o termostato at√© a compra de ingressos de cinema on-line, com API preparada para verificar informa√ß√Ķes dos cart√Ķes de cr√©dito. O tema ser√° debatido durante o Gartner Symposium/ITxpo 2016, que acontece entre 24 e 27 de outubro, no Sheraton S√£o Paulo WTC Hotel (SP).

A economia de API é um facilitador para transformar um negócio ou organização em uma plataforma

Segundo o Gartner, vivemos em uma economia de API, um conjunto de modelos de neg√≥cios e canais com base no acesso seguro de funcionalidade e troca de dados. As APIs tornam mais f√°cil a integra√ß√£o e conex√£o entre pessoas, lugares, sistemas, dados, coisas e algoritmos. Essas interfaces criam novas experi√™ncias de usu√°rio por meio do compartilhamento dados e informa√ß√Ķes, autentica√ß√£o de pessoas e coisas e permiss√£o para transa√ß√Ķes e algoritmos, alavancando programas de terceiros e criando novos produtos, servi√ßos e modelos de neg√≥cio.

‚ÄúA economia de API √© um importante facilitador para tornar um neg√≥cio ou uma organiza√ß√£o em uma plataforma, que pode multiplicar a cria√ß√£o de valor. Esse tipo de interface permite ecossistemas de neg√≥cios dentro e fora da empresa para gerar compatibilidade entre usu√°rios e promover a cria√ß√£o e/ou troca de bens, servi√ßos e moeda social para que todos os participantes possam capturar valor‚ÄĚ, afirma¬†Kristin R. Moyer, Vice-Presidente e Analista Em√©rita do Gartner.

O Uber é um exemplo de negócio criado em uma plataforma porque alavanca o Google Maps por meio de uma API que permite um modelo de negócios totalmente baseado no alinhamento entre motoristas e passageiros. Já a rede de farmácias americana Walgreens utiliza, por exemplo, uma API para seus serviços de impressão de fotos nas lojas a qual possibilita que terceiros ofereçam aplicativos de imagens no mesmo ambiente, permitindo que a empresa se torne uma plataforma de fotografia em vez de uma impressora de imagens. Esse tipo de visão industrial, constituído de quatro partes (conceito, capacidades, bens e pesquisa), é o que as empresas devem criar para tornarem seus negócios uma plataforma.

Conceito – Uma vis√£o industrial busca a mudan√ßa fundamental que atingir√° diversas dimens√Ķes dos neg√≥cios e das opera√ß√Ķes. Utilizar APIs para transformar um neg√≥cio em uma plataforma envolve tr√™s componentes essenciais: modelos de Neg√≥cios Digitais, os quais permitem que ecossistemas de pessoas, neg√≥cios e coisas criem valor de fora para dentro; plataformas de modelo de neg√≥cios, as quais possibilitam que neg√≥cios digitais exponham os bens da empresa existentes, como algoritmo, informa√ß√£o, recursos e an√°lises; e ecossistemas de neg√≥cios, que alavancam a plataforma do modelo de neg√≥cios para criar novas solu√ß√Ķes.

Capacidades РO CIO (Chief Information Officer) precisa de um conjunto de novas capacidades para transformar seus negócios em uma plataforma, como uma cultura de TI que inclua transparência, uma abordagem de TI bimodal para lançar plataformas de modelos de negócios e ecossistemas, uma disciplina de ciclo de vida de gerenciamento de bens que catalogue e gerencie coisas como algoritmos, criando novos e aposentando os antigos quando apropriado. Além disso, o CIO necessita de uma estrutura organizacional e de compensação alinhada a plataformas de modelo de negócios em vez de produtos e serviços. As novas abordagens para gerenciamento de risco e propriedade intelectual devem se adaptar a um modelo de negócios digital que compartilhe bens cruciais com parceiros de ecossistema.

Recursos – O CIO precisa de novos recursos tecnol√≥gicos para transformar seu neg√≥cio em uma plataforma, como APIs que exponham bens como dados, algoritmos e transa√ß√Ķes, software de gerenciamento de API que permitam a implanta√ß√£o da plataforma de modelo de neg√≥cios e a prote√ß√£o de sistemas de dados e da empresa. Al√©m disso, o executivo deve tamb√©m ter processos de neg√≥cios inteligentes para escalar a curadoria de quais ecossistemas os parceiros criaram e para garantir que as solu√ß√Ķes sejam √©ticas, confi√°veis, seguras e compat√≠veis.

Pesquisa – Os desenvolvimentos em torno de modelos de neg√≥cios digitais s√£o din√Ęmicos, mudam rapidamente e devem se expandir para novas √°reas. Entretanto, o CSO (Chief Strategy Officer) ter√° que manter um programa de pesquisa focado em monitorar e adaptar a vis√£o industrial da empresa para se tornar uma plataforma. O CSO deve avaliar continuamente as novas possibilidades de neg√≥cios digitais.

At√© 16 de setembro, as inscri√ß√Ķes para o Gartner Symposium/ITxpo 2016 est√£o com desconto de R$ 675,00. H√° pre√ßos diferenciados para profissionais do setor p√ļblico e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800-744-1440 ou pelo site: gartner.com/br/symposium.

Anote em sua agenda ‚Äď Gartner Symposium/ITxpo 2016

Data: de 24 a 27 de outubro de 2016 (Segunda a Quinta-feira)

Local: Sheraton S√£o Paulo WTC Hotel – Av. das Na√ß√Ķes Unidas, n¬ļ 12.559, S√£o Paulo/SP

Site: gartner.com/br/symposium

 

 

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