NOTÍCIAS

Funcionário trapalhão deleta acidentalmente toda a empresa do mapa ¯\_(ツ)_/¯

Funcionário trapalhão deleta acidentalmente toda a empresa do mapa ¯\_(ツ)_/¯

by 14 de abril de 2016 0 comments

Deixe os códigos de computador para quem entende disso. Deveria haver um adesivo de para-brisas como esse para alertar sobre descuidos nesse mundo cheio de negócios digitais. Um caso emblemático sobre falta de destreza com computação está sendo noticiado hoje. Ao incluir acidentalmente uma linha de comando que deleta tudo o que existe nos servidores, um funcionário trapalhão simplesmente apagou sua empresa do mapa.

Identificado como Marco Marsala, o funcionário começou a ter sua história percorrendo o mundo quando pediu ajuda em um fórum especializado em computação. Ele pedia dicas para reverter um problema nos servidores de hospedagem onde os negócios digitais de sua empresa funcionavam. “Não há mais nada lá”, dizia no pedido.

Ao notarem o pedido, desenvolvedores de software pediram mais informações sobre o que havia ocorrido. Qual não foi a surpresa ao descobrirem que Marsala inseriu, aparentemente sem saber do que se tratava, um comando de deletar tudo nos servidores. Logo, o pedido de ajuda virou uma discussão sobre como é que algo tão atrapalhado pode ocorrer.

A linha de comando inserida é “echo”, uma parte essencial do código que a máquina entende e acata as ordens. Algumas opções após esse comando fazem com que alguns problemas sejam resolvidos e algumas informações não sejam mostradas, apesar de ainda estarem guardadas. Contudo, outras sequências simplesmente apagam sem deixar rastros. Infelizmente foi o caso do funcionário trapalhão.

Ele inseriu, ao que parece, tudo que não deveria ser digitado depois de “echo”. Ele digitou r para excluir diretórios, f para forçar a ordem e ignorar qualquer…[LEIA MAIS]

 

Pages: 1 2

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *