NOTÍCIAS

Ford quer carro autônomo em 5 anos, sem volante nem pedal

Ford quer carro autônomo em 5 anos, sem volante nem pedal

by 16 de agosto de 2016 0 comments

O CEO da Ford, Mark Fields, confirmou hoje, 16 de agosto, em uma conferência no Centro de Pesquisa e Inovação da empresa em Palo Alto, Califórnia, que a montadora tem planos avançados para lançar um carro autônomo em 2021. O veículo não terá volante nem pedal. A vontade da marca lançar uma novidade assim era conhecida. O que surpreendeu a todos foi a informação sobre a falta dos itens comuns nos automóveis de hoje.

A visão da Ford sobre o mercado também mudou. Chamá-la de montadora de autos é pouco. Fields destacou que há uma nova etapa de crescimento adiante e é preciso aproveitá-la com novo posicionamento. “Nós não somos apenas uma empresa de carro, também somos uma companhia de mobilidade”, destacou.

A Ford já havia apresentado um Fusion autônomo em 2014, seguido de outros projetos com algumas diferenças entre eles. No evento de hoje, a marca parece ter escolhido um caminho central para o desenvolvimento do produto.

Até o final do ano, a empresa pretende ter 30 desses veículos circulando em testes por estradas dos Estados Unidos. Em 2017, a intenção é ter 90 desses carros autônomos.

O objetivo do lançamento em 2021 é criar uma frota de veículos compartilhados que fornecerá serviços comerciais para a mobilidade urbana, em grande escala. Nos próximos anos, uma parceria com empresas de apps devem surgir.

Investimentos
O CEO apontou que haverá foco maior no desenvolvimento de sistemas de condução autônoma, como o Velodyne, da empresa Lidar, e os sensores da SAIPS. Outra injeção de capital ocorrerá em dois prédios novos no Vale do Silício, num total de 14 mil metros quadrados, que serão inaugurados em 2017.

O carro autônomo já não é mais um conceito. Outras montadoras também apostam no produto e empresas de tecnologia devem fazer parte desse mercado. Curiosamente, várias apontam lançamentos para 2021.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *