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Fim do spam? √Č o que o criador da Black Friday no pa√≠s quer

Fim do spam? √Č o que o criador da Black Friday no pa√≠s quer

by 10 de julho de 2015 0 comments

Uma festa do consumo impulsionada por promo√ß√Ķes imperd√≠veis ou uma avalanche de spam? Qual sua defini√ß√£o de Black Friday? Esse dia especial de ofertas promovido pelo varejo virtual pode ter qualquer um desses dois significados. Mas o idealizador da “sexta-feira negra” no pa√≠s, Pedro Eug√™nio, aposta em um novo passo ousado para o com√©rcio eletr√īnico no Brasil com o fim do spam. Isto √©, todos aqueles e-mails indesejados na caixa de entrada nunca mais incomodar√£o os consumidores. Ser√°?.

Para isso, Eug√™nio pretende fazer o cruzamento de tecnologias que permitam n√£o apenas entregar a mensagem certa ao usu√°rio certo, mas tamb√©m na hora certa. Desta maneira, o executivo estima cessar com a necessidade do envio de e-mails, e por consequ√™ncia, de mensagens indesejadas. “Hoje cerca de apenas 9% dos e-mails enviados por lojas virtuais s√£o aberto pelos clientes, onde o resto acaba se tornando spam propriamente dito. A partir do uso de conte√ļdo personalizado e direcionado para cada pessoa, com base em suas prefer√™ncias e comportamento, pretendemos aumentar o interesse, e por consequ√™ncia, a taxa de abertura”, explica Eug√™nio.

No primeiro Black Friday as empresas participantes n√£o tinham a real no√ß√£o da oportunidade que a data representava, muitas vezes sem preparo log√≠stico ou ofertas atrativas para o consumidor. Com os anos isso tem melhorado. “Enquanto a data do varejo foi otimizada e transparecida por meio de grandes parcerias, o novo projeto quer tirar de lojistas toda preocupa√ß√£o se n√£o com as vendas”, defronta.

Criada por uma equipe de Tecnologia da Informa√ß√£o formada por engenheiros da USP de S√£o Carlos, a intelig√™ncia do e-mail retargeting, permite indiretamente tamb√©m aumentar a taxa de convers√£o do varejista, que hoje n√£o ultrapassa 2%. “Conhecemos o perfil e comportamento do usu√°rio brasileiro. Quando algo que √© oferecido a ele √© √ļtil, a chance de ele voltar √†quele servi√ßo ou recomend√°-lo a um amigo √© muito maior. Do lado do anunciante, a convers√£o tem muito mais chances de acontecer do que em um disparo autom√°tico para todos aqueles que j√° visitaram seu site”, defende o executivo.

 

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