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FIA inaugura laboratório de Big Data

FIA inaugura laboratório de Big Data

by 11 de maio de 2015 0 comments

 Fundação Instituto de Administração (FIA) lança a partir deste mês de maio o LABDATA, laboratório de BIG Data da instituição. O Laboratório de Análise de Dados é um centro de ensino, pesquisa e consultoria em análise de dados da FIA, coordenado pelo professor Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton (PhD em estatística aplicada pela Universidade de North Carolina – EUA). O LABDATA é composto por professores, consultores e profissionais de mercado altamente qualificados, ou seja, uma equipe multidisciplinar.

A Fundação entende que com a evolução da tecnologia e a redução do custo de processamento, os projetos de Big Data tornaram-se muito relevantes nas organizações. “É possível identificar que, atualmente, esses projetos já começam a fazer parte das estratégias empresariais.”

Para a professora Alessandra Montini, pesquisadora do LABDATA, as técnicas de Big Data auxiliam no entendimento das necessidades dos clientes, visto que hoje as pessoas estão conectadas por meio de diversos dispositivos e geram muitos dados diariamente. “O Big Data consiste em transformar dados em tomadas de decisões para as organizações. O que efetivamente gera a otimização de processos e custos para as empresas”, comenta a acadêmica.

Na visão da FIA, o Brasil ainda é um país atrasado quando o assunto é Big Data. Atualmente, poucas são as empresas que investem nesse tipo de projeto, mas esse cenário está mudando. Alessandra reforça ainda que para administrar todo esse volume de dados e informações, as companhias necessitam de profissionais especializados em capturar, armazenar e processar esses dados de forma rápida, porém eficiente. O que permite uma tomada de decisão, praticamente, em tempo real.

“O Big Data será imprescindível em áreas do conhecimento que há alguns anos não utilizavam métodos estatísticos como, por exemplo, na área de Recursos Humanos. Algumas técnicas de Big Data podem ser utilizadas para analisar as características de candidatos com base na avaliação de currículo e dados disponíveis nas redes sociais, além de sugerir a contratação ou promoções de colaboradores”, finaliza.

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