NOTÍCIAS

FBI diz que hackers invadiram sistema de eleições americano

FBI diz que hackers invadiram sistema de eleições americano

by 29 de agosto de 2016 0 comments

Nas últimas semanas, hackers estrangeiros invadiram sistemas eleitorais dos Estados Unidos. O alerta foi dado pelo FBI, que pediu às autoridades eleitorais do país que reforcem a segurança digital, se o voto for eletrônico. O ataque foi identificado em pelo menos dois estados.

O alerta foi emitido pelo Cyber Division do FBI e uma cópia foi obtida pelos jornalistas do Yahoo americano. O ataque ocorre em meio a crescentes preocupações com hackers nos Estados Unidos, principalmente russos. No final de junho, um grupo roubou informações do comitê de campanha do partido Democrata e isso abalou a campanha da candidata às eleições presidenciais Hilary Clinton.Os hackers, na época, obtiveram informações sobre seu oponente principal, do partido Republicano, Donald Trump, além de e-mails e documentos.

O FBI desconfia que há grupos russos engajados em perturbar as eleições americanas e a notificação de uma invasão em sistemas de voto levou o secretário de Segurança Interna (Homeland), Jeh Johnson, a convocar uma reunião com autoridades eleitorais de todo o país no dia 15 de agosto. O governo ofereceu especialistas em identificação de vulnerabilidades e tecnologia de rastreamento e varredura para que haja mais segurança digital e a eleição possa transcorrer sem complicações.

Votação mista
Na época da reunião, Johnson havia enfatizado que o departamento não tinha identificado qualquer invasão. Mas três dias depois, o FBI identificou ataques e emitiu o alerta geral. O documento foi divulgado com o carimbo de “restrito” e extremo cuidado com os destinatários. Os jornalistas do Yahoo obtiveram uma cópia nesse final de semana e destacaram o assunto, que rapidamente virou manchete nos meios de comunicação.

O documento do FBI não cita quais estados foram afetados. Mas o noticiário aponta para Arizona e Illinois. Nesse último, as autoridades tiveram de suspender a inscrição de eleitores por dez dias após um ataque que vazou dados pessoais dos aptos a votar no estado. No Arizona, a invasão foi contida, sem maiores danos.

Nos Estados Unidos, nem todos os estados adotam votação eletrônica. Há regiões nas quais o voto ainda é em papel. Mesmo nos que usam algum sistema informático, há grande variação de métodos e tecnologias. Vão desde urnas parecidas com as brasileiras até a antigos cartões perfurados, muito usados nas décadas de 60 e 70.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *