NOTÍCIAS

Farei da nuvem algo completamente obsoleto, diz John McAfee

Farei da nuvem algo completamente obsoleto, diz John McAfee

by 12 de setembro de 2016 0 comments

De tempos em tempos, o pioneiro dos programas antivírus, e praticamente o criador desse mercado, John McAfee, aparece nos noticiários com alguma declaração bombástica. Hábil com as palavras em entrevista como é na criação de programas de segurança digital, ele tem voltado aos poucos às manchetes com sua nova empresa, a Demonsaw. Em recente entrevista ao noticiário Business Insider, ele é taxativo – sua empresa tornará a nuvem algo obsoleto.

McAfee é o CEO da MGT Capital Investments, uma empresa que pretende ser a grande fomentadora de novidades na tecnologia de cibersegurança nos próximos anos. Sua grande aquisição é a Demonsaw, uma startup criada por Eric Anderson, mais conhecido como Eijah na comunidade de hackers. Anderson é a grande mente por trás do sistema de inteligência artificial do game campeão de vendas ” Grand Theft Auto V”.

E o agora executivo de investimento não poupa expectativas para sua empresa; “Se você baixá-lo [Demonsaw] e olhar para ele, você verá a próxima interação da internet“. McAfee acredita que o mercado de segurança digital tem trabalhado em um paradigma ultrapassado que é o de procurar rastros do ataque ou do hacker depois que o sistema é invadido.

Ele alerta ainda que há um crescente aumento dos custos de segurança por conta da falta de previsibilidade e bloqueios dos ataques. Com isso, o valor de mercado de várias marcas de segurança digital pode despencar, já que elas não conseguirão resolver os problemas que se avizinham.

O custo de segurança para as empresas era previsto para ser de US$ 1 trilhão até 2021. Recentemente, o cenário foi reformulado e passou a ser de US$ 2 trilhões até 2019. Segundo McAfee, isso mostra o quanto as soluções estão indo para o caminho contrário. E ele tem dito isso sempre que ganha um palco, como o fez na Def Con 2014 (conferência anual de segurança).

O caminho contrário
A MGT investiu na Demonsaw, e fez acordos com mais algumas empresas, visando uma solução diferente para a cibersegurança do futuro. O objetivo é controverso, já que vai interferir na cloud computing e mobilidade como conhecemos. McAfee induz que é a retirada de conectividade e visibilidade de dados na nuvem e na mobilidade que garantirá a segurança nos próximos anos.

Para isso, uma inteligência artificial teria de ser usada, servindo de filtro e detecção de ameaças em tempo real. Sua ideia é impedir o hacker quando ele se aproxima e não detectá-lo quando ele entra. Do alto de sua experiência, o pioneiro do antivírus acredita que os invasores não decidem sem base quando atacar, pelo contrário, fazem uma pesquisa antes. Também é possível ter a noção que uma empresa será atacada porque algo a fez virar alvo. “Não é simplesmente um compartilhamento de arquivos, ou mensagens, ou e-mail, ou aplicativo de comunicação. É a arquitetura que deveria ter sido a internet”.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *