NOTÍCIAS

Explosões de ATMs crescem na Europa

Explosões de ATMs crescem na Europa

by 17 de outubro de 2016 0 comments

Os bancos europeus vivem um ataque em seus caixas eletrônicos de autoatendimento (ATMs) que vai além dos cibercrimes promovidos por hackers. Só no primeiro trimestre foram explodidos 492 equipamentos em uma demonstração de força bruta dos criminosos. O número representa um aumento de 80% em relação aos 273 registrados no mesmo do ano passado, de acordo com levantamento da organização European ATM Security Team (EAST).

Cada ataque gerou um prejuízo médio de 16 mil euros (cerca de R$ 56 mil). Isso sem incluir os custos dos estragos nos terminais automáticos. A maioria das ações usa combustível em um invólucro fechado para causar impacto e fragmentação ou criar fogo e ter acesso ao dinheiro.

Os prejuízos podem ser maiores, já que 110 ações dos bandidos foram feitas com explosivos sólidos de comércio e manipulação controlada. O impacto causado nessas situações é bem maior do que somente o equipamento e costuma comprometer a estrutura do prédio no qual a ATM está instalada e, não raro, construções do entorno.

Não só as explosões aumentaram, os ataques físicos às ATMs também cresceram. Saltaram de 1232, no primeiro semestre de 2015, para 1604. Nessa categoria existem uma série de técnicas usadas, como pé-de-cabra e imensas barras de ferro para servirem de aríete e arrebentar a proteção do dinheiro contido internamente nos caixas eletrônicos.

Cybercrime
O aumento dos ataques físicos não diminuiu os ataques digitais. Os cybercriminosos continuam a usar subterfúgios lógicos ou a explorarem falhas nos sistemas para roubar dinheiro dos caixas eletrônicos. Foram relatados 28 ataques que utilizam alguma expertise informática, no primeiro semestre de 2016, contra somente cinco no mesmo período de 2015.

A EAST alerta que os números não devem ser vistos de forma isolada e podem significar que as quadrilhas especializadas em roubos a ATMs estejam diversificando os ataques para buscar dinheiro que financie outras ações do crime organizado. Os dados fazem parte do “European ATM Crime Report”. De modo geral, os ataques aos caixas eletrônicos na Europa cresceram 30% entre o primeiro semestre de 2015 e 2016.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *