NOTÍCIAS

Europa aprova investimento de 1,8 bi de euros em segurança cibernética

Europa aprova investimento de 1,8 bi de euros em segurança cibernética

by 5 de julho de 2016 0 comments

A Comissão Europeia lançou hoje, 5 de julho, uma parceria público-privada para a segurança cibernética e um plano de ação que consumirá 1,8 bilhões de euros em investimentos até 2020. O acordo faz parte de uma série de novas iniciativas destinadas a equipar melhor a Europa contra os ciberataques e reforçar a competitividade da sua economia digital.

O valor será distribuído ao longo dos anos por indústrias do setor, universidades e pesquisadores interessados nos problemas da cibersegurança. O objetivo, diz a União Europeia, é “alimentar as capacidades industriais e inovação da cibersegurança” na Europa.

De acordo com uma pesquisa recente da PWC, pelo menos, 80% das empresas europeias têm experimentado ao menos um incidente de segurança cibernética ao longo do último ano. No mundo, aponta o estudo, o fenômeno também cresce, com incidentes de segurança em todas as indústrias aumentando em 38% em 2015, comparado com o ano anterior. A situação preocupa a UE, que deseja evitar que as ameaças corroam a confiança na economia digital do continente e das marcas globais dos países do bloco.

O plano de ação anunciado hoje inclui o lançamento da primeira parceria público-privada europeia sobre segurança cibernética. A UE vai investir 450 milhões de euros no programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020. Os demais investimentos que totalizam os 1,8 bi de euros serão feitos por empresas e centros de pesquisas que farão parte da nova Organização Europeia de Segurança Cibernética (ECSO).

O acordo será assinado nas próximas horas pelo Comissário Günther Oettinger, de Economia Digital, em Estrasburgo, na fronteira da França com a Alemanha.

Controle do financiamento
O órgão que definirá os caminhos do investimento também será criado no pacote das medidas. A nova ECSO trabalhará com as empresas de tecnologia de segurança e governos locais para determinar para onde vai o financiamento. As primeiras propostas deverão ser apresentadas em 2017.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *