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e-Social não é só uma questão de troca de informação ou relatório

e-Social não é só uma questão de troca de informação ou relatório

by 11 de maio de 2015 0 comments

Carlos Eduardo Salvador*

Conversando com alguns parceiros, prospects e clientes, tenho notado que a quest√£o relacionada √† disponibiliza√ß√£o das informa√ß√Ķes requeridas para o cumprimento das obriga√ß√Ķes fiscais, previdenci√°rias e trabalhistas do e-social tem sido subestimada.

Visando atingir os novos prazos de 2016, muitas empresas j√° contrataram ou est√£o avaliando solu√ß√Ķes de mercado capazes de gerar informa√ß√Ķes no formato requerido pelo governo, al√©m de controlar a troca de informa√ß√£o com o mesmo, por√©m poucas se deram conta que o maior desafio associado a essa nova regulamenta√ß√£o est√° um passo antes, relacionado √† habilidade de obter e manipular dados dos funcion√°rios com qualidade.

Acesso, transforma√ß√£o, padroniza√ß√£o e qualidade dos dados relacionados √†s obriga√ß√Ķes de funcion√°rios para alimentar as solu√ß√Ķes de e-social existentes no mercado formam uma etapa crucial e obrigat√≥ria que, por muitas vezes, n√£o vem sendo tratada com a aten√ß√£o que merece e/ou de forma pouco produtiva.

Riscos na implementação
Solu√ß√Ķes manuais ou baseadas em hand-coding est√£o sendo adotadas e definitivamente adicionam riscos √† implementa√ß√£o e √† opera√ß√£o do e-social, al√©m de incluir brechas na qualidade e na rastreabilidade da informa√ß√£o. Brechas que podem gerar tanto penalidades futuras j√° previstas pelo e-social, quanto aumento dos custos internos relacionados √† investiga√ß√£o de incid√™ncias ou manuten√ß√Ķes corretivas n√£o previstas.

As informa√ß√Ķes necess√°rias para alimentar as solu√ß√Ķes de mercado que geram os dados no formato regulamentado pelo e-social est√£o espalhadas em diversos sistemas nas corpora√ß√Ķes. Esses dados n√£o conversam, abrigam a mesma informa√ß√£o de maneira n√£o padronizada, operam em tecnologias heterog√™neas e geralmente apresentam problemas de qualidade, como duplicidade.

Para piorar ainda mais esse cen√°rio, as informa√ß√Ķes do e-social devem ser disponibilizadas de maneira recorrente, o que obriga a sincroniza√ß√£o constante entre os sistemas provedores de dados. E isso, diga-se de passagem, n√£o √© uma tarefa f√°cil, caso n√£o se utilize uma abordagem adequada.

A ado√ß√£o de tecnologias que permitam governar os dados dos funcion√°rios em suas diferentes etapas pode mitigar os riscos da implementa√ß√£o e opera√ß√£o do e-social. Criar uma solu√ß√£o definitiva que n√£o s√≥ sirva para alimentar os dados requeridos para essa nova regulamenta√ß√£o, como tamb√©m possibilitar √† empresa uma vis√£o mais ampla dos seus colaboradores e de suas intera√ß√Ķes com a pr√≥pria empresa. At√© mesmo o relacionamento com a sociedade pode ser inclu√≠do, por meio de informa√ß√Ķes obtidas via m√≠dias sociais ou mesmo providas por √≥rg√£os externos.

Tecnologia vital
Definitivamente, √© mandat√≥ria a ado√ß√£o de uma solu√ß√£o de integra√ß√£o de dados capaz de consumir informa√ß√Ķes provenientes de diferentes origens (suportadas por diversas tecnologias em diversas plataformas) de uma maneira padronizada e sistem√°tica, associada a um componente de qualidade que permita identificar os problemas de dados, trat√°-los, padroniz√°-los e corrigi-los. Dessa forma, organizar os fragmentos de informa√ß√£o de funcion√°rio requeridos pelo e-social. Incluindo a capacidade provida por uma solu√ß√£o de Master Data Management (MDM) de manter os dados de colaboradores constantemente organizados e sincronizados em um reposit√≥rio central a prova de duplicidades, facilitar√° a disponibiliza√ß√£o segura das informa√ß√Ķes e criar√° uma infraestrutura de dados flex√≠vel a mudan√ßas futuras que, com certeza, surgir√£o com o amadurecimento dessa nova regulamenta√ß√£o.

N√£o menos importante √© a capacidade dessas solu√ß√Ķes de organizar e correlacionar os metadados provenientes de cada etapa de tratamento de dados. Elas disponibilizar√£o uma vis√£o completa do fluxo de informa√ß√£o, o que permitir√° total rastreabilidade sobre a composi√ß√£o da ficha de cada funcion√°rio. Aspecto altamente relevante em uma eventual situa√ß√£o de contesta√ß√£o ou auditoria sobre os dados informados ao governo.

O e-social não é apenas uma questão de troca de informação ou relatórios, é uma questão de governança, capacidade e habilidade de lidar com os dados.

* Carlos Eduardo Salvador é diretor de pré-vendas da Informatica Corporation

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