NOTÍCIAS

…E lançaram o táxi sem motorista, antes do Uber

…E lançaram o táxi sem motorista, antes do Uber

by 25 de agosto de 2016 0 comments

A empresa do app de transporte Uber tinha planos de lançar o primeiro serviço de táxi sem motorista antes do final de agosto. Já seria algo ousado, já que os veículos sem motorista ainda precisam ganhar a confiança dos usuários e muitos consideram que seria preciso alguns meses de campanha e testes para isso ocorrer. Mas uma empresa de Cingapura tinha planos mais audaciosos para essa novidade. Sem muito alarde, a NuTonomy resolveu sair na frente e os primeiros táxis sem motorista começam a rodar hoje, 25 de agosto, em algumas cidades daquele país.

A empresa tem categoria para isso. Foi fundada perto de Cambridge, Massachusetts, em 2013, e é uma spin-off do departamento do instituto de tecnologia MIT especializado em veículos de auto-condução e robôs motorizados. A NuTonomy levantou um robusto investimento de US$ 16 milhões em maio deste ano, em uma rodada liderado pelo Highland Capital Partners, mas que também incluía a participação de EDBI, braço de investimentos das empresas do Singapore Economic Development Board.

E no início deste mês, NuTonomy revelou uma parceria com a Land Transport Authority de Cingapura (LTA), agência local de transportes terrestres, para iniciar os ensaios de um “serviço de transporte autônomo de mobilidade on-demand”. Na época, foi divulgado que o objetivo final seria lançar um serviço totalmente comercial veículo autônomo em 2018, sem data definida. Aparentemente, tudo andou mais rápido do que o esperado.

Público especial
Por enquanto, a NuTonomy fará os veículos circularem na área do centro empresarial One North, onde realizou alguns testes desde abril. O serviço não será aberto a todos nesse início de operação, os interessados devem solicitar um convite primeiro. Isso pode ser feito por um app no smartphone.

O primeiro alvo são empresários e amantes de tecnologia. Mesmo assim, a empresa avaliará cada pedido antes de liberar o uso, que será gratuito por algum tempo. Quem for selecionado, terá uma viagem num Renault Zoe ou Mitsubishi i-MiEV, ambos com motor elétrico.

Assim como o Uber havia planejado, a NuTonomy colocará um engenheiro como carona para fazer medições e garantir que o veículo faça o trajeto conforme o esperado. Com isso, o iminente lançamento do Uber pode ainda ser um marco, mas perdeu a reivindicação de ser o primeiro na categoria de táxi autônomo.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *