NOTÍCIAS

Drone para inspecionar redes de telefonia é testado em Dubai

Drone para inspecionar redes de telefonia é testado em Dubai

by 9 de julho de 2015 0 comments

A Nokia Networks e a Du, empresa de telefonia dos Emirados Árabes, fecharam acordo para o uso de drones no planejamento, manutenção e expansão das estruturas e linhas telefônicas. O teste foi realizado no Estádio Internacional de Dubai com provas de conceito (PoC) e indicadores de performance (KPIs). De acordo com as empresas, a experiência foi um sucesso.

O drone foi carregado com smartphones e apps específicos. Foram realizados testes de inspeções das torres, planejamento de rádio e linha de visão (LOS). Também foi medido a eficiência de transmissão entre várias torres de telefonia.

A equipe que coordenou o projeto avaliou os resultados como promissores para uma mudança na forma como as empresas de telecomunicações realizam essa tarefa de inspeção e planejamento. De acordo com relatório divulgado, a análise com drone é mais eficiente e rápida do que as tradicionalmente realizadas com funcionários ou aviões. Os técnicos costumam subir e descer das torres inúmeras vezes, uma prática que demanda tempo e envolve questões de segurança. Nesse processo, o envio de informações para uma central também demora e ainda corre o risco de extravio.

Rapidez e segurança
Com o drone, o sobe-e-desce acaba e o controle dos dados é maior. O novo método ainda proporciona uma auditoria do local de alta qualidade com vistas panorâmicas e visualizações detalhadas de uma torre. O drone também pode ajudar a supervisionar a qualidade da instalação, monitorando remotamente a instalação via streaming de vídeo sem fio.

Os dados são enviados automaticamente para uma central e processados imediatamente. Qualquer alerta e indicações de ações é respondido no mesmo momento, permitindo melhoramentos quase instantâneos nas redes de telefonia.

Drone é o termo que se tornou popular para designar o UAV (do inglês Unmanned Aerial Vehicle), também chamado no Brasil de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP). Seu uso foi difundido por militares, mas nos últimos anos, com a queda de preço do aparelho, várias inovações para serviços civis têm surgido. Manutenção e segurança é um dos principais mercados para que o drone se torne algo comum nos próximos anos.

 

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *