NOT√ćCIAS

Dono do Facebook divulga fotos raras de data center da empresa no √Ārtico

Dono do Facebook divulga fotos raras de data center da empresa no √Ārtico

by 29 de setembro de 2016 0 comments

Luleå, ao Norte da Suécia, só está no mapa da tecnologia mundial para alguns experts. Somente quem conhece a informação de que lá está situado um dos mais importantes data centers do planeta, pertencente ao Facebook, sabe que a cidade existe e é um marco para o mercado da tecnologia. Não que a localidade seja isolada. Seu porto é movimentado desde a época medieval.

Mas na atualidade, ela √© mais do que um local para o com√©rcio mar√≠timo da Su√©cia. Nas ‚Äúprofundezas das florestas‚ÄĚ que cercam a cidade, como descreve o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, est√° um dos data centers mais impressionantes do mundo. ‚Äú√Č uma parte fundamental da nossa infraestrutura global, e usa uma variedade de recursos naturais locais para aumentar a efici√™ncia e economizar energia‚ÄĚ, destaca em seu post.

Lule√• √© uma cidade fria. A arquitetura das ruas, feita de modo a parecer v√°rios quadrados e retas, amplifica a sensa√ß√£o de temperatura baixa. Hoje, 29 de setembro, os term√īmetros est√£o marcando agrad√°veis 10¬į C de um dia quente de outono. Mas, na pr√≥xima ter√ßa-feira, 4 de outubro, mostrar√£o m√°xima (isso mesmo, m√°xima) de 3¬į C. N√£o √© raro marcarem 50 graus negativos, descreve Zuckerberg.

Arquitetura do data center sueco do Facebook é reduzida ao básico para evitar calor e facilitar acesso

Arquitetura do data center sueco do Facebook é reduzida ao básico para evitar calor e facilitar acesso

‚ÄúPor isso, usamos grandes ventiladores para puxar o ar externo para refrigerar naturalmente os milhares de servidores aquecidos que ladeiam os largos corredores do centro de dados‚ÄĚ, aponta o CEO do Facebook. H√° mais algumas dezenas de usos dos pr√≥prios recursos naturais da regi√£o pra manter o data center operacional. ‚ÄúUma d√ļzia de usinas hidrel√©tricas operam em rios pr√≥ximos, proporcionando uma fonte de energia confi√°vel e renov√°vel‚ÄĚ. Com isso, enfatiza em seu post, ‚Äútodo o sistema √© 10% mais eficiente e utiliza quase 40% menos energia do que os centros de dados tradicionais‚ÄĚ.

Viagem por fotos
Zuckerberg escolheu o data center sueco para come√ßar uma viagem por fotos raras das tecnologias da empresa. Ele promete mais, usando seu perfil oficial no Facebook. Segundo ele, √© bom que as pessoas percebam como essas coisas funcionam. ‚ÄúVoc√™ provavelmente n√£o pensa sobre Lule√• quando compartilha posts e fotos com amigos no Facebook. Mas o data center da cidade √© um exemplo da infraestrutura de tecnologia incrivelmente complexa que mant√©m o mundo conectado‚ÄĚ. E finaliza: ‚Äúestou ansioso para compartilhar fotos de mais de nossa tecnologia avan√ßada em breve.‚ÄĚ

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *