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Disrupção no modelo de negócios em TI

Disrupção no modelo de negócios em TI

by 30 de novembro de 2017 0 comments

* Por Alexandre Torres

A forma de negociar projetos de TI mudou completamente nos √ļltimos anos. Modelos tradicionais de licenciamento de software, por exemplo, est√£o sumindo. Cada vez mais, o mercado exige formas mais flex√≠veis e adapt√°veis de acordo com a realidade de cada empresa. Ao inv√©s de pagar uma subscri√ß√£o por software, com valores fixos e recorrentes, muitas organiza√ß√Ķes j√° buscam fechar projetos ‚Äúas a service‚ÄĚ (em tradu√ß√£o livre, ‚Äúcomo servi√ßo‚ÄĚ) para investirem apenas nos recursos realmente utilizados.

Esse movimento refor√ßa a tend√™ncia de otimiza√ß√£o de recursos experimentada por companhias dos mais diversos portes. Em um cen√°rio econ√īmico mais inst√°vel, a redu√ß√£o de custos √© imprescind√≠vel para manter muitas empresas vivas e a tecnologia pode ajudar (e muito) nesse sentido. Especialmente, se os investimentos em projetos de TI forem focados no volume de uso. N√£o faz sentido pagar por algo que a organiza√ß√£o n√£o usa em sua totalidade.

Nesse cenário, empresas de TI deixam de ser percebidas como fornecedores para se tornarem verdadeiros parceiros de negócios. Apenas uma forte relação de parceria permite customizar cada projeto de forma individual e totalmente baseada na necessidade apresentada pelo cliente.

Nos √ļltimos anos surgiram muitas startups, justamente, para ocupar o lugar de empresas de TI que n√£o conseguiram, ainda, adequar seus modelos de neg√≥cios √† essa nova realidade ‚Äď mais r√°pida, menos burocr√°tica e baseada em volume de uso. Para n√£o perder oportunidades boas para novos competidores, √© preciso se atualizar. Listo aqui algumas dicas que podem ajudar nesse sentido:

1. Ofere√ßa solu√ß√£o e n√£o produto ‚Äď a estrat√©gia de TI das empresas est√° cada vez mais alinhada com a de neg√≥cios. Os CIOs passaram a se envolver na agenda de planejamento. Ent√£o, √© preciso estar preparado para realmente entregar solu√ß√Ķes completas. Entenda o desafio da companhia, se interesse e proponha projetos capazes de resolver todas as necessidades. Hoje, n√£o ganha uma concorr√™ncia apenas o que tem melhor pre√ßo ou o que oferece o melhor hardware ou software. Ganha o cliente, aquele que oferecer a solu√ß√£o mais vi√°vel e eficiente para algum problema.

2. Atualize sua forma de fazer neg√≥cios ‚Äď Revise o modelo de neg√≥cios da sua companhia e tente eliminar toda a burocracia. Pense em contratos menos pr√©-estipulados e mais de acordo com o que cada empresa realmente precisa. Estude os modelos as a service e procure adapta-los para a realidade da sua organiza√ß√£o.

3. Invista em solu√ß√Ķes escal√°veis ‚Äď esse item tem total rela√ß√£o com o anterior. Pense em uma forma de modular sua oferta. Ou seja, quanto mais a empresa usa, mais ela paga. E, claro, o inverso tamb√©m √© verdadeiro. Esse modelo tem se mostrado cada vez mais atrativo para as organiza√ß√Ķes. Evidencie as vantagens de optar por solu√ß√Ķes escal√°veis. Oferecer ambientes virtualizados, por exemplo, facilita a contrata√ß√£o sob demanda.

4. N√£o fa√ßa sozinho, tenha bons parceiros ‚Äď N√£o √© preciso fazer tudo sozinho. Crie um ecossistema de bons parceiros ao redor da sua empresa. Encontre companhias que ofere√ßam solu√ß√Ķes e servi√ßos complementares aos seus. Com o portf√≥lio mais completo, voc√™ ser√° capaz de entregar a solu√ß√£o mais adequada aos clientes

* presidente América Latina da TmaxSoft

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