NOTÍCIAS

Dispositivo dá voz a pacientes com paralisia usando só a respiração

Dispositivo dá voz a pacientes com paralisia usando só a respiração

by 31 de agosto de 2015 0 comments

Pessoas com paralisia grave de nervos e músculos têm imensas dificuldades para interagir por meio de conversas. Mas um novo dispositivo médico desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Loughborough (instituição pública da Inglaterra) pode causar uma reviravolta e beneficiar quem enfrenta essa dificuldade. O aparelho, considerado o primeiro do tipo, capta a respiração dos pacientes para transformar em voz. Com isso, eles conseguem ter uma alternativa para expressarem-se.

Existem diversos aparelhos de Augmentative Alternate Communication (AAC) que são usados em pacientes com paralisias das mais diversas origens e amplitudes. A tecnologia destes produtos disponíveis varia bastante e vai de soluções que necessitam de um quadro, com figuras e palavras, até a complexos sistemas com sensores digitais. No geral essas máquinas trabalham captando movimentos das pálpebras, globo ocular ou algum músculo da face. Um dos mais conhecidos, liberado recentemente pela fabricante, ajuda o cientista Stephen Hawking a comunicar-se.

Software pacientes paralisia voz

Software pode memorizar sinais e ajudar paciente a criar inguagem própria

Mas esse novo desenvolvimento inglês foi criado para os pacientes que nem sequer conseguem fazer esses movimentos. O novo dispositivo também tem a capacidade de aprender com os sinais do usuário.

Um software reconhece os padrões de respiração e velocidades e transforma isso em fala. A mesmo tempo, armazena as informações e vai catalogando o que é comum na expressão e trata isso como um vocabulário. Com isso, há a possibilidade de criar uma linguagem própria.

A equipe diz que conseguiu 97,5% de sucesso com o aparelho. Os pesquisadores também garantem que é o AAC mais rápido para esse fim, já que analisa vários sinais ao mesmo tempo e guarda-os na memória. O grupo de tecnologia da Universidade de Loughborough tem planos de expandir o uso do novo AAC em outras situações do setor de saúde. Eles acreditam que poderia ser usado em pacientes que estão em ambientes de cuidados intensivos e não conseguem falar por terem outras máquinas de monitoração ou terem sofrido algum dano que os impeça.

Assista ao vídeo divulgado pelos pesquisadores ingleses.

 

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *