NOTÍCIAS

Dificuldades com a internet hoje? Não foi a chuva. Foram os hackers

Dificuldades com a internet hoje? Não foi a chuva. Foram os hackers

by 21 de outubro de 2016 0 comments

A internet estava lenta na manhã desta sexta-feira, 21 de outubro? Nada parecia funcionar direito? Desta vez, a culpada não foi a chuva que caiu em algumas cidades e ainda está deixando pessoas transtornadas – como em São Paulo – com falhas de semáforos e no fornecimento de energia elétrica. A culpa da web lerda é de um imenso ataque sincronizado de hackers, que afetou vários serviços na Internet.

Sites como a rede social Twitter, o de músicas Spotfy e o de armazenamento e colaboração Box estão entre eles. Mas a lista cresce a cada instante. Usuários reclamam, no geral, de não conseguir acessar o serviço, enviar arquivos e mesmo logar para entrar.

O motivo disso tudo é um enorme ataque de negação de serviço (DDoS) que ocorreu na empresa Dyn, que fornece DNS para parte da internet.

As siglas são bem técnicas, mas não é complicado entender o problema. Um servidor DNS é um computador que lida com uma lista de endereços da internet. Servidor de nome de domínio, é sua tradução. É ele que faz a leitura do seu pedido “quero ir para site tal” e encaminha você virtualmente para lá. É como se fosse uma imensa lista telefônica dos lugares do mundo, só que muito mais útil.

Se o servidor DNS dá pau (pra usar uma linguagem bem popular), é como se as páginas dessa lista telefônica sumissem. Aí você não consegue ir pra lugar nenhum porque tudo simplesmente não tem nome, contato ou endereço.

Ataque DDoS
Já o ataque DDoS é uma sobrecarga sincronizada. Imagine que você está trabalhando em sua mesa e, de repente, todas as pessoas de todas as empresas da sua cidade lhe pedem a mesma coisa ao mesmo tempo. Você provavelmente enlouqueceria. É a mesma coisa numa ação DDoS de hackers. Milhares de pedidos são enviados ao mesmo tempo. Com isso, o servidor trava.

A Dyn informou que identificou o problema logo e começou a tomar providências. Por volta das 11h, hora de Brasília, a situação parecia ter diminuído. Mas logo em seguida os travamentos de vários sites voltaram. Às 12h, a situação parecia enfim contornada. Mas ainda podem haver dificuldades pontuais.

Só para citar alguns sites e serviços que apresentaram problema: Twitter, Spotfy, ActBlue, Basecamp, Box, Business Insider, CNN, Esty, Github, PayPal, Guardian.co.uk, Pinterest, Yelp e HBO Now. Há bem mais.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

 

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *