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Desafios e oportunidades na implantação de salas de aula digitais

Desafios e oportunidades na implantação de salas de aula digitais

by 8 de setembro de 2016 0 comments

* Por Hilmar Becker

O debate sobre o uso de tecnologia nas escolas tem se acirrado nos √ļltimos anos, com opini√Ķes contra e a favor da cria√ß√£o das chamadas ‚Äúsalas de aula digitais‚ÄĚ. De acordo com pesquisa da Funda√ß√£o Lemman, 92% dos professores brasileiros veem com bons olhos a ado√ß√£o de materiais did√°ticos e salas de aulas digitais de qualidade. Por√©m, n√£o basta colocar computadores ou tablets. Al√©m das quest√Ķes did√°ticas, √© necess√°rio investimento em infraestrutura de rede, para que as unidades de ensino estejam preparadas para a mudan√ßa.

Historicamente, as salas de aula refletem o mundo dos negócios como, por exemplo, a escola de uma sala só, muito comum nos Estados Unidos durante a sociedade agrária, mas que perdeu espaço para atender às necessidades da revolução industrial, colocando os estudantes divididos de acordo com a série escolar e em fileiras de carteiras, como na linha de montagem de uma fábrica.

Hoje, a maioria das empresas conta com espa√ßos colaborativos, nos quais os funcion√°rios trabalham em equipe, alternando os pap√©is de lideran√ßa e de colabora√ß√£o. Naturalmente, as unidades de ensino est√£o evoluindo para preparar os alunos para essas exig√™ncias do mercado de trabalho, transformando as salas de aula em ambientes mais interativos, com o aprendizado baseado em projetos e com a mudan√ßa na percep√ß√£o: em vez de estudantes e professores, ‚Äúaprendizes‚ÄĚ e ‚Äúfacilitadores‚ÄĚ.

Portanto, há uma mudança em curso e os próximos anos serão fundamentais para que o conceito de sala de aula digital ganhe escala. E esse crescimento passa por uma convergência de fatores.

Os curr√≠culos digitais j√° chegaram. Quando a conversa sobre as salas de aula digitais come√ßou, a vis√£o era animadora, mas os professores sentiam falta de informa√ß√Ķes e da identidade digital para poder fazer isso acontecer. Ent√£o a pesquisa sobre curr√≠culos digitais come√ßou e hoje muitas op√ß√Ķes credenciadas est√£o √† disposi√ß√£o.

Conhecimento tecnológico do educador atingiu massa crítica. Todo mundo sabe que os smartphones e tablets trouxeram uma mudança fundamental às sociedades no mundo inteiro. Isso também chegou à educação. Pertencem ao passado os dias que somente os professores mais novos se animavam com a tecnologia. Hoje, o smartphone é amplamente utilizado em todas as faixas etárias e classes. Porém, isso não dispensa o valor da formação profissional. A necessidade do treinamento continua a ser crucial.

Dispositivos m√≥veis como ferramentas de ensino. Ao contr√°rio dos computadores de mesa, que os os estudantes tinham que compartilhar durante as aulas, os dispositivos m√≥veis mostram-se como ferramentas perfeitas para o aprendizado em sala de aula e podem deixar de ser vistos como ferramentas de distra√ß√£o para tornarem-se aliados dos professores. Os smartphones permitem, por exemplo, buscas r√°pidas sobre qualquer conte√ļdo na rede. Quer fazer uma pesquisa? Pe√ßa que todos usem seus dispositivos.

A nova gera√ß√£o de sistemas Wi-Fi √© o caminho. Eis aqui o investimento crucial para que a sala de aula digital d√™ certo: redes r√°pidas e seguras. Qualquer planejamento para uma aula din√Ęmica e que cative o aluno cai por terra em uma rede lenta. Os dispositivos m√≥veis conseguem fazer a sua ‚Äúm√°gica‚ÄĚ quando redes robustas e seguras de Wi-Fi suprem a infraestrutura e a demanda exigida para lidar com a carga digital.

5 dicas para implementar salas de aula digitais
Confira alguns itens importantes para que as escolas e faculdades consigam adotar de forma plena a tecnologia em sala de aula:

1) Prepare-se para o aumento da utilização de dados
Muitas escolas j√° oferecem Wi-Fi gratuito para alunos nos intervalos, mas √© preciso investir para ampliar a cobertura, velocidade da conex√£o e garantir a seguran√ßa dos usu√°rios. Vale lembrar que ser√£o mais de 30 alunos por sala usando a rede. Por isso, o ideal √© aumentar a capacidade, investindo em tecnologias como ‚ÄúGigabyte Wi-Fi‚ÄĚ, que oferece o triplo de velocidade da rede.

b) Invista em 802.11ac
Os sistemas que utilizam o padr√£o de rede sem fio da IEEE 802.11ac oferecem experi√™ncias de conex√£o similares √†s obtidas em conex√Ķes com fio, merecendo o r√≥tulo de ‚ÄúGigabit Wi-Fi.‚ÄĚ A primeira gera√ß√£o de pontos de acesso 802.11ac, denominada Wave 1, melhora as velocidades sem fio em cerca de 3 vezes, em rela√ß√£o ao padr√£o 801.11n anterior ‚Äď fornecendo taxas de dados de at√© 1,3 Gbps.

Como estratégia para proteger o investimento, algumas escolas já estão de olho na próxima geração de pontos de acesso 802.11ac, conhecida como Wave 2. Ao inicialmente aumentar as velocidades do Wi-Fi a até 1,7 Gbps, 30% maior que a Wave 1, essa segunda onda poderá oferecer índices de 3,4 Gbps para dados.

c) Adoção por fases ou camadas
Embora alguns departamentos de TI de institui√ß√Ķes de ensino j√° estejam familiarizados com implementa√ß√Ķes de tecnologias por fases, uma abordagem por camadas tamb√©m pode ser uma boa op√ß√£o. De forma resumida, o sistema por camadas combina o tipo de demanda com os pontos de acesso correspondentes. Por exemplo, os pontos de acesso tipo Wave 1 poder√£o ser apropriados para os escrit√≥rios administrativos, que t√™m uma densidade menor. J√° os pontos de acesso Wave 2 s√£o mais adequados para √°reas de alta densidade, como audit√≥rios.

d) Atualizar para switches multi-gigabit
Ter todo os benefícios da Gigabit Wi-Fi exige uma engenharia apropriada, dos pontos de acesso até o data center. Isso pode significar uma atualização para switches multi-gigabit, que podem automaticamente detectar e fornecer a conexão apropriada, como 1, 2.5, 5 ou até 10 GigE.

O mais importante √© que os switches multi-gigabit possibilitam a implanta√ß√£o de pontos de acesso Wave 2 atrav√©s dos atuais cabos de rede Cat 5e/Cat 6 ‚Äď o que √© uma economia. Portanto, √© apropriado considerar estes novos switches multi-gigabit durante a sua pr√≥xima atualiza√ß√£o da infraestrutura.

e) Ferramentas robustas de segurança e otimização do Wi-Fi
Para assegurar que os departamentos de TI na √°rea da educa√ß√£o consigam fornecer um ambiente m√≥vel seguro, enquanto administram eficientemente centenas de pontos de acesso e dispositivos de usu√°rios, √© crucial ter ferramentas administrativas robustas. Isso inclui o software para automatizar o acesso √† rede Wi-Fi, fornecendo as credenciais apropriadas √†s pessoas e aos dispositivos, bem como ferramentas para manter a rede funcionando com o m√°ximo de desempenho. Essas solu√ß√Ķes incluem suporte de v√°rios fabricantes para possibilitar uma administra√ß√£o unificada de redes com e sem fio. E o melhor: a partir de uma √ļnica tela.

* Country Manager da Aruba no Brasil

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