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Como resolver 4 dores de cabeça na gestão do parque de TI

Como resolver 4 dores de cabeça na gestão do parque de TI

by 8 de fevereiro de 2018 0 comments

* Por Jo√£o Paulo Wolf

No caminho rumo √† transforma√ß√£o digital, gerir efetivamente o parque de TI √© crucial para o sucesso da jornada. Afinal, o monitoramento constante e proativo da infraestrutura de tecnologia permite uma vis√£o clara do ciclo de vida das solu√ß√Ķes, al√©m de otimizar a utiliza√ß√£o de recursos (financeiros e humanos), prevenir problemas de seguran√ßa e, assim, garantir a continuidade do neg√≥cio. Mas, com tantas tecnologias novas e disruptivas surgindo, essa miss√£o tem sido cada vez mais complexa.

Eu mesmo sinto os desafios em meu dia a dia. Quando voc√™ √© o respons√°vel pelo time que mant√©m a empresa conectada e com os sistemas rodando, as responsabilidades s√£o enormes. Se as aplica√ß√Ķes est√£o hospedadas ‚Äúem casa‚ÄĚ, h√° a preocupa√ß√£o com perda de dados e desligamento de servidores e equipamentos de rede. Se est√£o em cloud, h√° a apreens√£o de n√£o haver conectividade suficiente e se as subscri√ß√Ķes suportam o que os usu√°rios precisam utilizar.

Nesse cen√°rio, ou√ßo, diariamente, algumas perguntas: para as quais tento encontrar as melhores solu√ß√Ķes. Separei, a seguir, os questionamentos mais comuns, que tamb√©m podem ajudar voc√™, gestor de TI, a lidar com os desafios do dia a dia.

1. Minhas aplica√ß√Ķes e infraestrutura est√£o sendo bem cuidadas?
Tratar do gerenciamento de ambiente √© uma tarefa dif√≠cil – talvez a mais dif√≠cil. O usu√°rio est√° acostumado com as aplica√ß√Ķes sempre funcionando, sem demora, nem indisponibilidade. E manter essa (boa) experi√™ncia √© o m√≠nimo que se espera do time de TI. Por√©m, para que esse m√≠nimo seja atingido, √© necess√°rio dispor de uma s√©rie de ferramentas, como IT Service Management, Application Performance Management,Network Operations Management, Virtualization Management, al√©m da implementa√ß√£o de processos, como os baseados no ITIL, para organizar e gerar metas. Somente assim √© poss√≠vel gerar os Indicadores-Chave de Desempenho, os famosos KPIs. Al√©m disso, √© essencial contar com equipes bem treinadas;

2. A infraestrutura est√° preparada para as demandas da empresa?
No mercado atual, com mudan√ßas e adapta√ß√Ķes constantes, apenas garantir que o ambiente da empresa esteja rodando n√£o √© mais suficiente. √Č necess√°rio que os times de TI verifiquem essas mudan√ßas – e se antecipem a elas -, com a realiza√ß√£o de an√°lises de capacidade para garantir que sempre existam recursos dispon√≠veis para absorver as demandas da empresa. O uso de tecnologias de cloud facilita esse trabalho, dando f√īlego em per√≠odos de pico ou de desenvolvimento de novas aplica√ß√Ķes;

3. Nossos usu√°rios est√£o utilizando as ferramentas corporativas ou est√£o resolvendo quest√Ķes por conta pr√≥pria?
Algo muito comum, hoje, √© o que chamamos de shadow IT. Como os usu√°rios j√° usam ferramentas de bate-papo, mensagens instant√Ęneas, e-mails e compartilhamento de arquivos fora do ambiente de trabalho, podem, ao chegar na empresa, achar as ferramentas e os processos escolhidos ‚Äúarcaicos‚ÄĚ. √Č bem comum, por exemplo, a companhia ter planos de OneDrive e ter picos de utiliza√ß√£o de Dropbox e iCloud. Ou, ent√£o, disponibilizar salas virtuais de reuni√£o e o Skype ser o recurso mais utilizado para relacionamento remoto com clientes e fornecedores. O segredo √© escolher ferramentas corporativas que fa√ßam sentido para os funcion√°rios, n√£o apenas para a equipe de TI. Os profissionais devem gostar das tecnologias escolhidas e confiar nelas. Para garantir que os recursos sejam utilizados corretamente e com satisfa√ß√£o, a empresa deve medir o uso das ferramentas, identificar √°reas ou pessoas mais resistentes e investir em ado√ß√£o e treinamento;

4. As conex√Ķes e os dados est√£o seguros? E estar√£o dispon√≠veis em caso de falhas?¬†
Sistemas de seguran√ßa da informa√ß√£o passaram a ser ainda mais importantes nos √ļltimos anos e devem fazer parte de qualquer tipo de projeto. Seja em telefonia IP, em que as chamadas passar√£o a ser criptografadas, ou em um refresh de sistema operacional, em que todas as m√°quinas f√≠sicas e virtuais passam a contar com ferramentas anti-APT (Advanced Persistent Threat), a seguran√ßa deve estar l√°! Aliadas √† seguran√ßa, ferramentas de backup e gest√£o de dados continuam em destaque para evitar que as informa√ß√Ķes de usu√°rios e sistemas sejam perdidas devido a um ataque ou mesmo por falhas nos sistemas de arquivos da companhia.

Acima de tudo, √© importante que os objetivos de TI estejam alinhados aos do neg√≥cio. √Āreas de tecnologia que n√£o oferecem benef√≠cios diretos √† companhia tendem a sofrer cada vez mais com a falta de recursos e a perda de visibilidade.

*¬† diretor de solu√ß√Ķes e servi√ßos da 2S Inova√ß√Ķes Tecnol√≥gicas

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