NOT√ćCIAS

Como o chatbot pode ser um aliado nas datas sazonais

Como o chatbot pode ser um aliado nas datas sazonais

by 13 de dezembro de 2019 0 comments

Por Cassiano Maschio *

Os lojistas têm nas datas sazonais um apoio para aquecer as vendas, seja no e-commerce ou na loja física. A busca por presentes é sempre um fator positivo e, no com a chegada do Natal, não poderia ser diferente, já que é uma das principais datas comerciais do ano.

Em 2018, as vendas foram as melhores dos √ļltimos seis anos e, no e-commerce, perdeu apenas para o Dia das M√£es, segundo dados coletados pelo Think With Google. Para 2019, a expectativa √© que 38% dos consumidores gastem mais em compara√ß√£o ao ano passado. Uma oportunidade real de aumentar as vendas.

Para aproveitar ao máximo essas datas, os lojistas precisam deixar o seu negócio bem preparado, principalmente nessa reta final. Para isso, deve estar munido de estratégias e artifícios para atrair os consumidores e fechar as compras dos presentes, fazendo os departamento de TI, vendas, marketing e logística trabalharem juntos.

Com a proximidade do Natal, por exemplo, para quem conta com um chatbot no atendimento aos clientes, √© muito importante aliment√°-lo de forma integrada, fazendo com que ele tenha informa√ß√Ķes de produtos, valores, estoque, como funciona a troca ou o frete.

Ele precisa ser munido de informa√ß√Ķes de todas as √°reas. Desde o passo a passo de utiliza√ß√£o do e-commerce √† reclama√ß√£o do produto comprado.

O assistente virtual também deve estar preparado para responder perguntas, ser vendedor e surpreender o consumidor. Você pode programar o seu bot para fazer perguntas selecionadas para a data, como:

J√° comprou o presente do seu pai?;

Quer olhar uma seleção de produtos com frete grátis?;

Seus pais s√£o mais tradicionais ou moderninhos?;

Sua m√£e prefere praia ou serra?;

Que tal uma passagem aérea?

O consumidor pode interagir com o rob√ī por meio de respostas de m√ļltipla escolha. Assim √© poss√≠vel programar um mapeamento de respostas e perguntas conforme as escolhas do usu√°rio para ajudar nesse di√°logo, promovendo o engajamento do consumidor com a marca e, quem sabe, at√© fechando um neg√≥cio, acessando apenas o chatbot.

As marcas n√£o est√£o sugando dos seus rob√īs de atendimento tudo que eles podem oferecer. Ele n√£o precisa ser apenas um buscador de respostas, mas pode ser um √≥timo vendedor, conselheiro e resolvedor de problemas.

Seu uso pode ser otimizado principalmente nas datas comemorativas mais comerciais, bem alimentada para cativar o consumidor e levá-lo a uma nova experiência de compra.

 

* Cassiano Maschio é diretor comercial da Inbenta no Brasil

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *