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Como a inteligência artificial ajuda empresas a solucionar demandas de gestão de pessoas

Como a inteligência artificial ajuda empresas a solucionar demandas de gestão de pessoas

by 10 de dezembro de 2018 0 comments

Por André Ceciliano *

A gestão de pessoas é um grande desafio para qualquer empresa, independente do seu porte. Com ambientes de trabalho geralmente heterogêneos, ou seja, funcionários de todas as faixas etárias e condições sociais, manter a motivação da equipe, capacitar e engajar colaboradores, bem como identificar e reter talentos não são tarefas das mais simples.

Diante deste cenário vemos oportunidades de como facilitar tais processos por meio do poder da inteligência artificial.

O IBM Watson é uma das grandes inovações dos últimos tempos no que tange a computação cognitiva. Ele foi criado para auxiliar profissionais, desenvolvedores, startups e empresas a construírem sistemas cognitivos que possam melhorar processos, interações e ações. E a Networker, por meio da expertise de sua equipe, consegue utilizar esta poderosa plataforma para solucionar estas demandas que a gestão de pessoas sempre apresentou.

O foco é ter a tecnologia como suporte para entregar soluções de acordo com a necessidade do cliente. As respostas são direcionadas para a gestão de talentos, aumento de produtividade e performance, dentre as quais: Candidate Assistance, Employee Experience, People Analytics, Cognitive Collaboration, Knolwedge Management e Digital Workers.

Um dos usos do Watson é auxiliar no diagnóstico dos principais desafios do gestor de pessoas, dentre os quais treinamento, turnover, produtividade, e muito mais. Ele permite a redução e dependência de um cientista de dados ou um especialista em estatísticas, pois a própria plataforma disponibiliza um conjunto de modelos estatísticos que apresentam, de forma automática e em tempo real, uma série de correlações entre os dados analisados. Com isso, os consultores podem elaborar um plano de ação específico para o cliente.

Em Candidate Assistance e Employee Experience pode-se desenvolver um acompanhamento de toda a vida útil de um colaborador desde antes da entrada dele na empresa até após sua saída. Em cada uma dessas etapas a contribuição do Watson para a obtenção de resultados mais eficazes e eficientes é essencial.

Alguns exemplos disso são a identificação do “perfil campeão” nos quadros da empresa e monitoramento do mercado em busca de profissionais com essas características. No momento em que uma vaga surge, o gestor já tem mapeado quem são os melhores candidatos, podendo contratar melhor e mais rapidamente.

Outra possibilidade é acompanhar a evolução do funcionário ao longo da carreira e sugerir ajustes em função de mudanças tanto do lado da empresa quanto do colaborador.

Trabalhadores Digitais
Outra oferta que vem chamando muito a atenção são os trabalhadores digitais (Digital Workers). Esta oferta é composta basicamente por Assistentes Virtuais (chatbots com inteligência artificial) e automação de processos via robôs de software (RPA – Robotic Process Automation). Trabalhando em conjunto, ou de forma separada, ela é capaz de liberar os colaboradores das tarefas repetitivas e operacionais.

No momento em que os gestores percebem que a adoção dessas soluções aumenta a produtividade desses colaboradores em no mínimo 30%, a adoção é quase imediata. O desenvolvimento de assistentes virtuais, que permitem uma conversa em linguagem natural com os funcionários e gestores, da mesma forma em que interagem com outras pessoas, acelera o processo.

Em relação aos robôs, é até engraçado, pois em um primeiro momento, os gestores acham que estramos falando de um exterminador de empregos e no final percebem que conseguirão fazer mais e melhor mesclando os trabalhadores reais com os trabalhadores virtuais.

 

* André Ceciliano é um dos fundadores e diretor de operações da Networker

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