NOTÍCIAS

Comissão quer roaming e Wi-Fi gratuitos na região da União Europeia

Comissão quer roaming e Wi-Fi gratuitos na região da União Europeia

by 14 de setembro de 2016 0 comments

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apresentou nesta quarta-feira, 14 de setembro o plano da União Europeia (UE) de roaming gratuito e internet sem fio (Wi-Fi) que pretende aumentar a conectividade de cidades e vilas em qualquer região do continente. O projeto é claramente uma tentativa de conseguir apoio das populações locais e reverter a sensação de derrota do bloco com a saída da Grã-Bretanha (Brexit).

O plano é amplo. “Propomos dotar cada aldeia europeia e cidade com Wi-Fi livre em torno dos principais centros e pontos da vida pública até 2020″, declarou no discurso de apresentação. Por várias vezes, Juncker procurou enaltecer que os políticos de Bruxelas estão atentos às melhorias de qualidade de vida cotidiana dos europeus.

O anúncio da intenção de fornecer roaming e Wi-Fi grátis foi seguido da apresentação de um plano de modernização das telecomunicações no continente, que inclui também novas políticas de copyright e a intenção de colocar telefonia de quinta geração (5G) até 2025 em todo o continente. O setor de telecom tem sido um crítico feroz de várias iniciativas da UE, pedindo, antes de tudo, mais aberturas para aumento de receitas.

Whatsapp e privacidade
Outra pauta que tem afetado a imagem da Comissão entre as empresas europeias, principalmente de telecom, é a forma com que a UE tem tratado empresas de internet que possuem serviços de comunicação. Google, WhatsApp (pertencente ao Facebook) e Skype (produto da Microsoft) são os principais alvos. As empresas do continente querem mais igualdade de condições para competir com esses serviços.

“As empresas, sejam grandes ou pequenas, têm de pagar impostos nos países onde obtêm lucros”, disse Juncker. Para ele, a UE deve criar um quadro jurídico para promover a expansão da internet de alta velocidade, mas também centrar esforços para proteger os dados pessoais online de cidadãos de todo o bloco de 28 nações.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *