NOTÍCIAS

Colaboração ajuda empresa a gerar ideias de negócio

Colaboração ajuda empresa a gerar ideias de negócio

by 13 de julho de 2015 0 comments

A colaboração está no centro das novas estratégias de companhias que desejam inovar nos negócios e conquistar talentos. Com o avanço do social business e de plataformas que permitem a interação e comunicação instantânea e a distância, essa alternativa aos tradicionais métodos de comandar funcionários ganharam um novo impulso.

A Equinix, nova marca global da Alog data center, desenvolveu um ambiente virtual para incentivar seus colaboradores a opinar e sugerir temas relacionados às ações planejadas pela companhia no Brasil. Baseado em crowdsourcing e inteligência coletiva. O funcionamento é similar ao Facebook, que é conhecido dos usuários, e tem como objetivo estimular a

participação voluntária de profissionais por todo o país para aprimorar conceitos, desenvolver soluções e debater ideias.

“É um espaço de discussão onde os colaboradores podem postar suas ideias sobre os temas propostos, colaborando ativamente para o desenvolvimento da empresa”, afirma Victor Arnaud, diretor da Equinix no Brasil. “Após moderação, as considerações entram no sistema como comentários que podem ser votados – é possível indicar se gostou ou não de forma anônima. As sugestões, inclusive, podem ser ‘seguidas’ e, dessa forma, o profissional recebe notificações sobre o andamento da ideia”, completa.

Todos os profissionais podem fazer sugestões para aprimorar alguma ideia e apontar novas formas de promover a interação entre os times da Equinix no país. De acordo com Arnaud, existem ótimos exemplos de que a colaboração, desde que bem organizada e estruturada, é uma forma eficaz de consolidar uma boa sugestão e transformá-la em realidade. “O sistema Linux, o navegador Firefox e outros diversos softwares livres foram desenvolvidos com base em listas de discussão por temas específicos; são provas da força do conceito de Inteligência Coletiva”, conclui.

Ideias na prática
Desde sua implementação, o Idea já conta com sugestões aplicadas e outras em processo de avaliação – o que reforça a importância de melhorar o aproveitamento do capital humano dentro das empresas. Para estimular a participação, os colaboradores com ideias colocadas em prática recebem uma bonificação – cartão presente de R$ 100 reais.

O coordenador de Arquitetura de Soluções da Equinix no Brasil, Anderson Flosi, por exemplo, teve a oportunidade de nomear uma nova oferta através da plataforma. O GNS (Gerente de Nível de Serviço) disponibiliza um profissional para manter/aperfeiçoar a qualidade do nível de serviço de TI e atuar como ponto focal em interações operacionais na Equinix. “Recomendei um nome direto no Idea e fiquei surpreso ao perceber que minha sugestão foi escolhida”, explica Flosi.

Já Bruno Crecca, Coordenador da área de Segurança da Informação da Equinix no Brasil, teve uma das ideias mais votadas na plataforma ao sugerir a criação de um Programa de Corrida para os funcionários. “É importante investir, também, em ações de bem-estar. Foram formados grupos tanto do Rio de Janeiro, como em São Paulo – cidades onde estamos presentes. Serão realizados treinos todos os dias, inclusive aos finais de semana e cada colaborador pode montar sua grade de acordo com a disposição e disponibilidade. Quem sabe, em breve, poderemos participar de algumas competições”, explica Crecca.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *