NOTÍCIAS

Cidades Inteligentes: SAP quer inovar a gestão das grandes cidades

Cidades Inteligentes: SAP quer inovar a gestão das grandes cidades

by 6 de julho de 2015 0 comments

O conceito de Smart Cities (cidades inteligentes) vem ganhando espaço no mundo. A tecnologia disponível hoje e os avanços previstos permitem que os gestores públicos façam uma administração baseada em dados em tempo real, analytics, mobilidade e tudo que se pode imaginar de tendências. Contudo, o investimento não é dos mais atraentes e, nessa fase inicial, depende de alguma ajuda das próprias fornecedoras de TI. Para reverter esse quadro a A SAP está ampliando seu compromisso de contribuir para tornar as cidades mais seguras e prósperas.

Depois do sucesso do Programa Urban Matters, lançado em 2012, a empresa investe no projeto SAP Future Cities, desenvolvido para ajudar os líderes urbanos a proporcionar mais qualidade de vida e ambiental aos cidadãos. A iniciativa também é uma resposta da empresa às exigências dos clientes do setor público e privado frente àsrápidas mudanças econômicas, sociais e ambientais enfrentadas pelas cidades modernas. Entre as demandas que estão sendo tratadas pelo programa estão a necessidade de administrar melhor os temas associados ao trânsito, à segurança pública e aos efeitos da mudança climática e como lidar com o surgimento da “economia compartilhada”. Ou seja, Cidades vistas e administradas de forma inteligente, são Smart Cites.

“A SAP, hoje, com suas ferramentas tecnológicas, trabalha com cidades em várias partes do mundo, ajudando as lideranças urbanas a interagir com os cidadãos de maneira mais transparente, aprimorar serviços, aperfeiçoar arrecadação de recursos, elevar os níveis de sustentabilidade e segurança]”, destaca Heloisa Tricate, especialista em soluções para o setor público da SAP Brasil.

Entre as localidades que já se beneficiam das inovações geradas pelo Programa SAP Future Cities estão Barcelona, Bhopal, Buenos Aires, Cidado do Cabo e Melbourne. Todas são reconhecidas como participantes da onda das Smart Cities.

Buenos Aires melhor preparada para chuvas
Um dos exemplos mais significativos de Smart Cities pode ser visto em Buenos Aires, cidade sujeita a fortes chuvas durante todo o ano.

A cidade lida com inundações constantes. Esgotos e sistemas de drenagem entupidos nas tempestades costumavam afetar a cidade periodicamente, causando danos às propriedades e até mortes. A adoção da solução SAP HANA permitiu a análise em tempo real dos dados coletados por sensores colocados nos ralos da cidade e a plataforma SAP Mobile funciona como um instrumento central de supervisão de escoamento dos esgotos e ruas na época de chuvas. Com isso, foi possível não só atenuar os efeitos adversos, mas também preparar a cidade para diminuir os riscos associados à incidência de períodos de chuvas curtos e prolongados.

“Nosso negócio de gestão urbana se fundamenta em 20 anos de experiência e inclui 4.500 clientes governamentais em todo o mundo. Vamos nos concentrar em melhorar o ambiente das cidades, tanto para residentes permanentes quanto para visitantes, em áreas relacionadas à cidadania, transporte, segurança pública e gestão da infraestrutura”, conclui Heloisa.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *