NOTÍCIAS

China testa aguardado ônibus que passa por cima de engarrafamentos

China testa aguardado ônibus que passa por cima de engarrafamentos

by 3 de agosto de 2016 0 comments

A solução chinesa para transporte coletivo que passa por cima de engarrafamentos será testado na próxima semana, na província de Hebei, Nordeste do país. O projeto é audacioso em seu formato e proposta. O Ônibus Elevado de Trânsito (TEB-1, na sigla em inglês), tem 22 metros de comprimento, quase 5 metros de altura e 7,8 metros de largura. Ele tem um formato de ponte e os carros na avenida passam pelo seu vão.

As primeiras imagens do projeto foram exibidas no canal oficial chinês CCTV. O TEB-1 teve um desenvolvimento rápido. As primeiras maquetes apareceram no ano passado e o design parecia futurista demais para ganhar as ruas em pouco tempo.

O governo chinês bancou a construção como forma de mostrar uma solução nova para a mobilidade urbana em grandes cidades e, com isso, ganhar um novo tipo de mercado para a tecnologia chinesa. Em maio de 2016 um vídeo mostrou um protótipo e causou excitação. Tudo, aparentemente, estava perfeito.

O formato do veículo é inovador e parte de um pressuposto simples – se há trânsito de carros na via, o transporte coletivo pode passar por cima. O TEB-1 apoia-se em duas laterais, espécies de paredes de sua carcaça de metal. Elas se movem e são sustentadas por diversas rodas. Há um trilho que permeia o trajeto e ficam como se fossem as guias das ruas. Com isso, ele é realmente uma ponte móvel, fazendo os veículos ficarem embaixo dele, sem interferirem no seu trajeto.

Solução para o futuro
O TEB-1 pode transportar 1.200 pessoas, substituindo vários ônibus comuns. Ele funciona em módulos de até quatro veículos conectados, cada um com capacidade para 300 passageiros. Sua velocidade máxima é de 60 Km/h. O governo chinês espera que este projeto possa vir a integrar a rede urbana de transportes públicos no futuro em grandes cidades pelo mundo.

O teste em Hebei servirá para ver a aceitação da população e o funcionamento dele com motoristas guindo carros por baixo dele. Uma prova anterior já foi realizada há algumas semanas, em uma pista de 300 metros. Novamente, tudo pareceu funcionar como planejado.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *