NOTÍCIAS

Chefão da Samsung tem mandato de prisão por corrupção na Coreia

Chefão da Samsung tem mandato de prisão por corrupção na Coreia

by 16 de janeiro de 2017 0 comments

Na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, promotores da justiça da Coreia do Sul confirmaram que há um mandato de prisão para o vice-presidente da fabricante de eletroeletrônicos Samsung, que está sob investigação de corrupção. Jay Y Lee é o principal executivo da empresa, considerado o chefe de fato, e estava sob os olhares da justiça desde o mês passado.

A acusação principal que recai sobre é de ter usado propina para garantir que Choi Soon-sil, confidente extremamente próxima da presidente coreana, intercedesse para que o governo apoiasse interesses de Lee na sucessão da Samsung.

Em dezembro, a justiça coreana começou a investigar com mais força as acusações de influência entre a Samsung e o governo local. Em dezembro, um mandato de busca foi efetivado e os investigadores passaram um pente-fino em computadores e documentos de diversas empresas do conglomerado.

Lee é acusado de ter passado ao menos US$ 36 milhões (cerca de R$ 116 milhões) a Choi Soon-sil para garantir favores políticos.

Escândalo pitoresco
A confusão que acabou envolvendo a Samsung é mais um passo nas investigações de corrupção no governo coreano. O país passa por uma crise que beira o non-sense de ficções.

A presidente – atualmente afastada e em processo de impeachment – Park Geun-hye tem várias acusações de corrupção. Por sua vez, a confidente Choi Soon-sil é a filha de um líder religioso, ligado a um culto obscuro coreano. De acordo com denúncias, ela estava envolvida na tomada de decisões relativas a organizações governamentais e políticas da Coreia.

Jay Y Lee é considerado o chefe de fato da Samsung porque seu pai e presidente da empresa, Lee Kun-hee, e chefe da família mais rica da Coreia do Sul, hospitalizado desde que ele sofreu um ataque cardíaco em 2014.

O mandato de prisão para Lee ainda não foi assinado por algum juiz coreano.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *