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Chatbots: adote ou fique para tr√°s

Chatbots: adote ou fique para tr√°s

by 26 de setembro de 2017 0 comments

* Por Wellington Alves

Atualmente contamos com diversos aplicativos baixados em nossos smartphones e muitos deles possuem fun√ß√Ķes bastante espec√≠ficas, como os de previs√£o do tempo, para solicitar t√°xi ou at√© mesmo para pedir comida. Mas em breve este cen√°rio deve mudar e estes apps ser√£o substitu√≠dos pelos chatbots – voc√™ j√° ouvir falar deles, n√£o √© mesmo?

Os chatbots s√£o software de comunica√ß√£o que conversam com os usu√°rios dentro de aplicativos de mensagem, buscando usar uma linguagem o mais pr√≥xima poss√≠vel do natural – eliminando a impress√£o de que se est√° interagindo com um programa de computador. Apesar de n√£o percebermos, eles j√° est√£o em nosso dia a dia. Dados do Gartner Institute apontam que, ateŐĀ 2020, 85% das interacŐßoŐÉes dos consumidores ser√£o conduzidas por um mecanismo automaŐĀtico.

Sabe aquelas caixas de di√°logo ‚Äúposso ajudar‚ÄĚ que alguns sites e aplicativos possuem? S√£o chatbots. Assim como a recarga de celular realizada por mensagem, por exemplo. Esses s√£o os tipos de software mais frequentes nos dias de hoje. S√£o programados para entenderem comandos pr√© determinados. Por isso, t√™m sido bastante utilizados para atendimento aos clientes em um primeiro n√≠vel.

J√° os mais sofisticados ‚Äď e menos comuns ‚Äď utilizam intelig√™ncia artificial e machine learning, aprendem a cada conversa realizada e v√£o aprimorando suas intera√ß√Ķes. Nestes casos, podem ser utilizados para realizar campanhas de marketing, vendas, pesquisas de opini√£o e satisfa√ß√£o, qualifica√ß√£o de base de dados e tamb√©m para o entretenimento.

Na era pós-apps
Apesar de serem os substitutos naturais dos aplicativos – h√° quem diga que j√° estamos na era p√≥s-apps – os chatbots n√£o facilitam apenas a vida dos usu√°rios. As empresas tamb√©m se beneficiam e muito desta nova tecnologia. Afinal, n√£o √© novidade que a automatiza√ß√£o de alguns servi√ßos resulta em redu√ß√£o de custos. Por isso, t√™m sido t√£o utilizados no atendimento aos clientes. As demandas mais b√°sicas podem ser atendidas pelo software, que transfere o contato quando as solicita√ß√Ķes forem mais complexas. Outra vantagem √© a escalabilidade, pois est√° dispon√≠vel 24X7 e pode realizar atendimentos simult√Ęneos.

O fato é que os chatbots serão o futuro da interação entre as marcas e seus clientes. E todos serão beneficiados. Os usuários certamente se adaptarão com mais facilidade, pois já estão acostumados com os apps de mensagem. E as companhias, independente do porte e da área de atuação, serão impactadas mais cedo ou mais tarde. Diante disso, é importante não perder tempo, pensar fora da caixa e avaliar qual a melhor forma de implementar esta tecnologia de acordo com o perfil de cada empresa.

* head de Automação da Indigosoft,

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