NOT脥CIAS

Carro aut么nomo da Nissan come莽a a rodar nas ruas de T贸quio

Carro aut么nomo da Nissan come莽a a rodar nas ruas de T贸quio

by 28 de novembro de 2017 0 comments

O chamado carro aut么nomo, que usa alta tecnologia para dispensar o trabalho do motorista, 茅 uma realidade. Eles ainda est茫o fora das concession谩rias e das garagens das pessoas comuns, mas j谩 est茫o rodando por v谩rias cidades em testes praticamente finais. Em T贸quio, a montadora Nissan colocou seus modelos nas ruas da cidade no m锚s passado.

Eles usam a tecnologia totalmente aut么noma ProPILOT. A marca segue firme em seu plano de vender ao cliente final, a partir de 2020, ve铆culos que operar茫o “sozinhos” em ruas e estradas. O conjunto de sensores por radar e sonar, al茅m de c芒meras e lasers, permitir谩 viaje sem tocar o volante desde o momento em que seleciona o destino pelo sistema de navega莽茫o at茅 a chegada. Se precisar ou desejar, no entanto, o motorista poder谩 assumir o volante a qualquer momento.

O carro foi equipado com 12 sonares, 12 c芒meras, nove sensores de radar e seis scanners a laser para melhorar a precis茫o de localiza莽茫o e movimenta莽茫o. A unidade de teste viajou por 20 quil么metros sem interfer锚ncia humana. O trajeto foi de ida e volta ao ponto inicial.

O teste pode ser considerado final, j谩 que n茫o 茅 o primeiro realizado pela Nissan e serviu para ver como a tecnologia se comporta em rotina comum. Avalia莽玫es preliminares para ver o conceito j谩 haviam sido realizadas pela montadora em 2013 e 2015, tamb茅m em T贸quio. Durante 2016 e in铆cio de 2017, foram realizados testes adicionais no Silicon Valley e Londres, respectivamente.

Enquanto isso, o sistema ProPilot – uma tecnologia semi-aut么noma 鈥 come莽ou a ser embarcada em v谩rios ve铆culos da marca no mercado mundial, como o minivan Serena e o X-Trail. A montadora promete o sistema tamb茅m no ve铆culo el茅trico Leaf para 2018.

Resultados e d煤vidas
Os 煤ltimos testes em T贸quio para o carro aut么nomo envolveram manobras mais complicadas. O ve铆culo foi obrigado a fazer curvas em 芒ngulos mais apertados, passar ileso por espa莽os estreitos e at茅 mesmo percorrer um trecho de rodovia sem a interfer锚ncia humana. Os resultados mostram que o ve铆culo pode trafegar sem o motorista pegar o volante.

O carro aut么nomo chegar谩 脿s lojas em breve. Esse 茅 um ponto pac铆fico. No entanto, enquanto a tecnologia avan莽a rapidamente, as montadoras t锚m cada vez menos prazo para definir pontos obscuros nesse potencial novo mercado. O quanto a tecnologia interferir谩 no pre莽o do carro 茅 uma grande inc贸gnita. Tamb茅m n茫o se sabe se os modelos ser茫o de manuten莽茫o mais barata para os consumidores. E a principal pergunta de todas permanece sem resposta: em caso de colis茫o ou atropelamento eminentes, o que o ve铆culo far谩?

Tomoyuki Akiyama, porta-voz da Nissan, em uma entrevista 脿 CNN pontuou essas d煤vidas. Mas confirmou que os planos para 2020 permancem. 鈥淪omos fabricantes de autom贸veis, ent茫o podem esperar o carro e a tecnologia nova鈥, disse.

Veja quais s茫o os equipamentos Nissam que permitem essa tecnologia se tornar realidade.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment谩rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment谩rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment谩rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endere莽o de e-mail n茫o ser谩 publicado. Campos obrigat贸rios s茫o marcados com *