NOTÍCIAS

Bruxelas defende economia colaborativa de Uber e Airbnb

Bruxelas defende economia colaborativa de Uber e Airbnb

by 2 de junho de 2016 0 comments

A Comissão Europeia, com sede em Bruxelas, pediu aos estados do continente que deixem a economia colaborativa fluir e trazer ganhos. Nessa gama de novas empresas estão os polêmicos Uber e Airbnb, que são acusados de competir deslealmente com os serviços de táxis e hotéis, respectivamente.

Os representantes europeus não entendem dessa forma. Para eles, essas novas companhias agem somente como intermediários e é incabível pedir que elas tenham as mesmas licenças de seus concorrentes do modelo tradicional. Uber e Airbnb são serviços que não possuem um único carro ou hotel, eles apenas fazem a ligação da oferta de quem os tem com os consumidores que querem um transporte ou hospedagem.

O objetivo claro é fomentar esse tipo de negócio no continente, se possível com concorrentes locais aos serviços, que em maioria, são americanos.

Contudo, a comunidade de representantes de países europeus deixa uma brecha sobre a regulação. A comissão alerta que, mesmo com o pedido de liberdade de negócios, analisará caso a caso. A proibição, se ocorrer, será uma medida extrema e usada raramente.

Realidade no continente
O texto divulgado indica que haverá algumas regras para contrabalancear a economia. Empresas desse tipo deverão pagar impostos e cumprir obrigações dos países. Pede aos legisladores que facilitem o trâmite para isso e considerem que a economia colaborativa é algo novo e – provavelmente – trará novos recursos para os países. Serão as leis locais que decidirão se há ou não vínculo empregatício com as empresas.

A União Europeia admite que o texto é vago em vários momentos. Mas propõe que essas medidas sejam caminhos a serem pavimentados para que a economia colaborativa torne-se uma realidade no continente. No continente, esse tipo de empresa gerou cerca de 25 milhões de euros de divisas. A UE estima que 5% de seus cidadãos já usam constantemente os benefícios de empresas da economia colaborativa.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *