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Bradesco p√Ķe intelig√™ncia artificial para aprimorar atendimento

Bradesco p√Ķe intelig√™ncia artificial para aprimorar atendimento

by 20 de julho de 2017 0 comments

Funcion√°rios das ag√™ncias do Bradesco usam intelig√™ncia artificial para tirar d√ļvidas sobre os produtos e servi√ßos banc√°rios h√° um ano. A solu√ß√£o √© chamada de BIA, Bradesco Intelig√™ncia Artificial, e com ela o atendimento √© imediato e as respostas, sempre atualizadas, s√£o dadas em linguagem natural usando intelig√™ncia artificial.

O chat interativo foi desenvolvido com base no comportamento das pessoas ‚Äď o que elas querem, o que est√£o buscando e de que forma. Um time de especialistas financeiros e relacionamento com o cliente √© respons√°vel por continuar ensinando e aperfei√ßoando a plataforma, que usa o IBM Watson como motor nessa primeira implementa√ß√£o.

‚ÄúAcreditamos que a computa√ß√£o cognitiva pode dar mais autonomia aos clientes e efici√™ncia ao banco, al√©m de potencializar as capacidades de nossos funcion√°rios. As aplica√ß√Ķes para essa tecnologia s√£o praticamente ilimitadas, e no Bradesco ela j√° responde a mais de 22 mil perguntas por dia!‚ÄĚ, afirma Luca Cavalcanti, diretor executivo do Bradesco.

De acordo com Cavalcanti, a solu√ß√£o torna o trabalho cotidiano mais √°gil, eficiente e agrad√°vel e, paralelamente, permite que o tempo e a intelig√™ncia das equipes sejam bem aproveitados e dedicados a atividades complexas, ao relacionamento e ao toque humano. Dentro do aplicativo Bradesco, os clientes poder√£o acessar a solu√ß√£o por meio de um chat bot para tirar d√ļvidas e fazer transa√ß√Ķes como consultas, transfer√™ncias, pagamentos e recargas de celular.

‚ÄúNo princ√≠pio a intera√ß√£o ocorrer√° por texto, mas em breve tamb√©m ser√° poss√≠vel por voz‚ÄĚ, conta Marcelo C√Ęmara, Gerente Departamental de Pesquisa e Inova√ß√£o.

Parceria
Em outubro de 2014, as empresas firmaram uma parceria e o banco adotou a tecnologia Watson, que j√° √© usado em hospitais, universidades e outros setores para fornecer diagn√≥sticos m√©dicos, pesquisas em grandes dom√≠nios de conhecimento, orienta√ß√Ķes financeiras especializadas, atendimento a clientes e atividades diversas, se comunicando em linguagem natural e aprendendo mais r√°pido e melhor.

No mercado, os sistemas cognitivos devem potencializar as competências pessoais, ampliando a capacidade humana de compilar, processar e cruzar informação para a tomada de decisão, de maneira nunca antes vista. A inteligência artificial e a computação cognitiva estão na fronteira atual da ciência da computação e têm o potencial de originar uma infinidade de novos modelos de negócio.

 

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