NOT√ćCIAS

Blockchain: você está preparado para a tecnologia que transformará o varejo?

Blockchain: você está preparado para a tecnologia que transformará o varejo?

by 13 de dezembro de 2017 0 comments

* Por Marcelo Bernardino

Que o blockchain começa a se estabelecer como uma aposta estratégica de futuro para as empresas não é nada novo. Já faz anos que o setor bancário aposta nesta tecnologia que permite compartilhar informação digital de maneira segura e transparente e, o que é mais importante, fazer transferências (sejam elas bancárias ou de outros tipos) entre duas pessoas sem a necessidade de um terceiro, como ocorria até agora, com todos os benefícios possíveis em matéria de segurança e confiança para ambas as partes. Trata-se de uma revolução que reclama também seu espaço no setor do varejo. Finalmente, existem poucas coisas que sejam tão revolucionárias como os próprios consumidores.

Hoje em dia, a transforma√ß√£o digital est√° por todas as partes e, associadas a ela, surgem tecnologias que est√£o mudando a forma de fazer e conceber os com√©rcios em busca de uma maior rentabilidade e benef√≠cio. O blockchain pertence a este √Ęmbito mas seu potencial vai mais al√©m. Sim, j√° existem aplica√ß√Ķes de controle que podem operar atrav√©s de sistemas de base de dados, mas o blockchain aporta um enfoque diferenciador, mais colaborativo, transparente e totalmente confi√°vel. Com um crescimento exponencial, sua aplica√ß√£o √© inevit√°vel na evolu√ß√£o que atualmente est√° vivendo este setor.

Trata-se de uma tecnologia que pode fazer a diferen√ßa em toda a cadeia de valor das empresas. Por exemplo, em produtos de marca, um registro digital em blockchain pode ser associado ao objeto f√≠sico (mediante etiquetas inteligentes), para proporcionar garantia de autenticidade e rastreabilidade de bens, tanto na cadeia de fornecimento como para a venda e p√≥s-venda. A Indra conta com uma solu√ß√£o end-to-end que permite instalar um c√≥digo no produto para rastrear seu hist√≥rico desde o momento da fabrica√ß√£o, recolhendo diferentes aspectos relacionados √† autenticidade, propriedade e garantia, assim como com o monitoramento de pe√ßas ou caracter√≠sticas do produto sujeitas √† repara√ß√Ķes.

Em outras palavras, é como se agisse como uma impressão digital que nos permite saber, a cada momento, a rastreabilidade do produto: onde está e o que está acontecendo. E isto é fundamental para a rentabilidade do negócio, que pode estabelecer um novo canal de comunicação com os consumidores, já que lhes permite obter conhecimento em profundidade sobre os produtos e realizar compras com mais informação, contribuindo para sua fidelização e reduzindo custos associados a atrasos e erros humanos.

Em definitiva, falamos de uma tecnologia que aporta valor a toda a cadeia de fornecimento, desde que o produto √© uma mat√©ria-prima at√© que chegue √†s m√£os do consumidor, e que pode ser aplicada a todos os setores e neg√≥cios. Por exemplo, em consumo, garante a origem do produto e que h√° seguido processos de produ√ß√£o socialmente respons√°veis, com um grande potencial em setores sens√≠veis como o da alimenta√ß√£o org√Ęnica, certificando a origem e qualidade; ou o monitoramento da cadeia de fornecimento no caso de produtos frescos.

Tamb√©m em luxo e moda, seu principal aporte consiste em garantir a autenticidade da pe√ßa ou acess√≥rio, de maneira que se apresente como um filtro indispens√°vel no momento de combater o alto grau de falsifica√ß√Ķes presentes em alguns pa√≠ses. Al√©m disso, no ramo da joalheria, pode certificar que, por exemplo, um diamante n√£o procede do mercado negro ou tenha sido roubado; ou no de arte, legitimando a origem da obra. Inclusive o mercado de segunda m√£o pode ser beneficiado, j√° que garante a autenticidade e a origem do produto na venda e, por isso, incrementa e assegura a confian√ßa do consumidor.

Avan√ßos que sup√Ķem um ponto de inflex√£o para as transa√ß√Ķes comerciais. Mas as possibilidades do blockchain se ampliam e inclusive podem chegar a outro tipo de rela√ß√Ķes de neg√≥cio, como √© o caso dos Contratos Inteligentes (Smart Contracts), aqueles acordos que tem a capacidade de se executarem automaticamente uma vez que tenham sido definidos pelas partes. Seu conceito n√£o √© algo novo, mas gra√ßas ao blockchain e a tecnologia de cadeia de blocos, sua execu√ß√£o √© mais poss√≠vel que nunca, ajudando as rela√ß√Ķes profissionais e tornando poss√≠vel, por exemplo, a formaliza√ß√£o de acordos entre varejistas e fornecedores em todo o mundo, com condi√ß√Ķes de imutabilidade, seguran√ßa e transpar√™ncia √ļnicas. Sem d√ļvida, √© um passo qualitativo nos processos de neg√≥cio que, at√© o momento, eram estabelecidos pelos comerciantes e vendedores.

A tecnologia está aí
O blockchain, insisto, n√£o √© algo novo ainda que sua utiliza√ß√£o quem sabe o seja. A inova√ß√£o de nada vale se, no final, n√£o encontra uma aplica√ß√£o real. Por isso, mais al√©m de previs√Ķes, avalia√ß√Ķes e an√°lise de tend√™ncias, √© importante que as empresas adotem esta nova tecnologia e sejam conscientes dos benef√≠cios que ela pode aportar ao neg√≥cio. Na Indra, tiramos vantagem desta tecnologia gra√ßas a uma oferta que incorpora ativos tecnol√≥gicos, experi√™ncia real e vis√£o estrat√©gica. J√° n√£o falamos de blockchain. Fazemos blockchain.

Certamente, o futuro √© promissor e o setor varejista assiste a uma nova revolu√ß√£o na qual as tecnologias, algumas emergentes e outras j√° perfeitamente aplic√°veis, se estabelecer√£o como a for√ßa motora de toda essa mudan√ßa. Contudo, todo avan√ßo deve ser abordado e liderado com as melhores solu√ß√Ķes e com os parceiros que saibam aproveitar essas capacidades e as coloquem a servi√ßo de seus clientes. Porque essa √© a verdadeira chave da inova√ß√£o tecnol√≥gica. Que muito al√©m do que promete, seja a chave do futuro para tornar a transforma√ß√£o das empresas em algo real, de ponta e que, acima de qualquer coisa, suponha um impacto real para a conta de resultados. Sem ele, n√£o h√° revolu√ß√£o poss√≠vel.

* diretor Executivo de Ind√ļstria e Consumo da Indra no Brasil

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *