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Big Data caminha lentamente, atesta pesquisa

Big Data caminha lentamente, atesta pesquisa

by 10 de fevereiro de 2015 0 comments

Ainda que 60% das organizações que participaram do estudo acreditem que Big Data vai abalar os segmentos nos quais atuam nos próximos três anos, somente 13% o adotam na produção em larga escala. É o que atesta o novo estudo da Capgemni Consulting “Cracking de Data Cocundrum: How Sucessfull Companies Make Big Data Operational” – Desvendando o mistério dos dados: como empresas de sucesso operacionalizam o Big Data –, que analisa as condições organizacionais e as estratégias necessárias para o sucesso das atividades de Big Data. Ele foi realizado com 226 executivos das áreas de Analytics, Negócios e TI, da Europa, América do Norte e Pacífico Asiático.

O levantamento apontou que, apesar de oito entre dez organizações apresentarem atividades de Big Data em andamento, a maioria não está obtendo sucesso. Apenas 27% dos questionados descreveram suas atividades como bem-sucedidas e 8% como muito bem-sucedidas, enquanto muitos estão lutando para comprovar sua efetividade, com uma taxa média de sucesso de 38%.

O estudo também revelou fatores que podem ser essenciais para que o projeto evolua. Veja a seguir

Estrutura organizacional bem definida – as empresas que têm unidades analíticas de negócio com responsabilidade na geração de lucro têm chances 2,5 vezes maiores de executar atividades bem-sucedidas de Big Data do que aquelas que executam projetos de análise ad-hoc dispersos.

Roteiro e critério claros para seleção de uso – organizações que dispõem de um roteiro definido têm mais chance de obter sucesso do as que não tem (51% contra 22%). Da mesma forma, companhias que lançam mão de um critério para a escolha do seu uso estão operando com um índice de sucesso de 53%, contra 29% obtidos por aquelas que não o tem.

Corrija o seu modelo operacional – o sucesso na adoção do Big Data envolve vários fatores – governança, gestão de dados, competências e tecnologia. É essencial que as empresas desenvolvam cada um deles corretamente.

Adote uma abordagem interativa – as companhias precisam trabalhar livremente com provas de conceito para escolher os melhores casos de uso. Elas podem se beneficiar criando versões básicas e, depois, recriando as mais avançadas.

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