NOTÍCIAS

Banco J.P. Morgan Chase criará blockchain para abalar o mercado

Banco J.P. Morgan Chase criará blockchain para abalar o mercado

by 4 de outubro de 2016 0 comments

O banco J.P. Morgan Chase prepara uma novidade tecnológica que pode colocar a instituição na ponta dos serviços digitais nos próximos anos. A empresa está construindo uma blockchain pública para garantir transações confidenciais. Essas redes lógicas de autorizações e garantias estão por trás do sucesso das moedas virtuais, como a bitcoin.

A adoção do dinheiro digital dessas chamadas cryptomoedas é algo polêmico para os bancos. Quando as bitcoins e semelhantes começaram a serem usadas por consumidores e comerciantes, os bancos até chegaram a pesquisar sua forma de funcionamento e implementação. Mas problemas de segurança e até políticos foram identificados loco de cara. No entanto, a blockchain, que permite que as moedas sejam fortes e reconhecidas como dinheiro válido, levantaram grande interesse.

Vários bancos anunciaram que gostariam de usar essa rede de nós que garantem a confiança e o valor da moeda em seus negócios. Mas é o J.P. Morgan Chase que parece mais perto. Engenheiros de computação do banco disseram ao Wall Street Journal que encontraram um método de desenvolver uma blockchain nova para transações compartilhadas, com garantias de confidencialidade e segurança.

Recentemente, o Barclays disse ter feito uma transação comercial de exportação utilizando uma tecnologia de blockchain de uma startup israelense. Além da rapidez e confiança, o banco notou que há uma enorme diminuição de burocracia e papelada no processo digital novo.

Eficiência e corte de custos
Explicando de forma muito simplória, uma blockchain funciona como o sistema bancário atualmente em vigor. Quando uma pessoa quer realizar uma transação financeira, há uma série de “carimbos” e “OK” por trás disso que fazem o dinheiro sair de um lugar e ir para outro. A cadeia de elos digitais substituiria isso de forma muito mais dinâmica e barata.

Corte de custos, menor burocracia, rapidez e eficiência é tudo que os bancos querem hoje. Essas empresas estão atoladas de processos tradicionais ao mesmo tempo em que são esmagadas por novas demandas dos clientes por serviços digitais. O J.P. Morgan Chase vê a blockchain como uma folga útil para a transformação digital dos próximos anos.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *