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A ascensão da Inteligência Artificial: colabore em vez de competir

A ascensão da Inteligência Artificial: colabore em vez de competir

by 17 de outubro de 2017 0 comments

* Por Ankur Prakash

A intelig√™ncia artificial, a rob√≥tica e a automa√ß√£o chegaram para ficar, e a discuss√£o que coloca todas essas tecnologias em cheque √©: como elas substituir√£o o esfor√ßo humano? No entanto, em vez de buscarmos entender como talvez perder√≠amos, ou n√£o, o nosso espa√ßo no mercado de trabalho, n√£o seria melhor considerar que podemos usar as ferramentas da AI ‚Äď tanto para indiv√≠duos como para os neg√≥cios ‚Äď para nos transformar em pe√ßas-chave na realiza√ß√£o de atividades mais complexas e que gerariam maior valor aos clientes e stakeholders?

Embora ainda n√£o saibamos exatamente como afetar√£o nossas vidas, podemos afirmar que essas tend√™ncias tecnol√≥gicas mudar√£o para sempre a sociedade, os neg√≥cios e at√© mesmo a natureza humana. E √© prov√°vel que as tarefas repetitivas ou fisicamente exaustivas realizadas por humanos, sejam substitu√≠das pelos rob√īs com pot√™ncia de AI – principalmente com a queda nos custos dessa migra√ß√£o. Ent√£o agora, mais do que nunca, precisamos nos moldar e adaptar para o futuro, √© hora de atualizar nossos conhecimentos e interesses. E este √© apenas o primeiro degrau em uma escada muito longa, que vai misturar intelig√™ncia artificial e intelig√™ncia humana na busca por resultados em precedentes.

Condução de inovação rentável
A Intelig√™ncia artificial n√£o permite apenas reduzir custos ou otimizar a produtividade, melhorar a efici√™ncia operacional. Na verdade, ela tem o poder de mudar completamente a natureza dos servi√ßos que criamos. Por exemplo, um consumidor pode usar um aplicativo ‚Äď em seu carro ou smartphone ‚Äď que conhece a maneira como ele dirige e o recompensa. O app pode indicar uma premia√ß√£o pela seguradora, obviamente alinhado a um programa de recompensas devido √†s informa√ß√Ķes detalhadas que circulam em tempo real. Uma vez projetada, solu√ß√Ķes como essa poderiam ser escaladas sem limites.

Neste caso, a AI n√£o est√° simplesmente melhorando a maneira como as seguradoras modelam seu risco, mas est√° mudando completamente seus quadros de avalia√ß√£o de risco. Ainda que isso n√£o pare√ßa uma grande mudan√ßa, esses tipos de servi√ßos tendem a ter um efeito de ondula√ß√£o, trazendo outras aplica√ß√Ķes de intelig√™ncia artificial √† superf√≠cie.

Resolução de problemas críticos globais
Algumas das aplica√ß√Ķes mais interessantes de AI s√£o focadas em empresas e organiza√ß√Ķes que buscam resolver desafios cr√≠ticos da sociedade, como a sustentabilidade do planeta, acesso a cuidados de sa√ļde, educa√ß√£o ou outros direitos b√°sicos que ainda est√£o fora do alcance de grande parte da popula√ß√£o mundial.

Alimentada pelos conjuntos de dados certos, a inteligência artificial pode nos ajudar a prever quando certas doenças podem surgir, ou compartilhar avisos prévios sobre desastres naturais. Até certo ponto, podemos ser proativos e agir antes que algo ruim aconteça.

Outro exemplo, √© o apoio m√©dico que pode ser entregue de forma remota nos pa√≠ses em desenvolvimento, adicionando mobilidade e vis√£o por computador para a AI, acelerando os servi√ßos de sa√ļde, que na maioria das vezes, tem recursos insuficientes.

Mudando o local de trabalho
Ainda que essa intelig√™ncia artificial seja fundida em todos os processos e sistemas dentro da organiza√ß√£o – incluindo as √°reas de gest√£o do capital humano – sempre haver√° a necessidade de julgamento, pensamento estrat√©gico e a capacidade de pesar e contextualizar dimens√Ķes emocionais para qualquer decis√£o. E, de fato, em um mundo cada vez mais saturado pela tecnologia, tra√ßos exclusivamente humanos se tornar√£o muito importantes; como a capacidade de se relacionar, a empatia e at√© a criatividade.

Em vez de considerar a tomada de decis√£o estrat√©gica como uma competi√ß√£o entre humanos e rob√īs, devemos ver a AI como uma camada de apoio para informar com clareza as decis√Ķes da lideran√ßa nas organiza√ß√Ķes.

Ainda existe medo? Sim, e muito
Algumas pessoas temem que a AI seja o pren√ļncio de uma era ca√≥tica, em que ex√©rcitos poderosos de bots ser√£o ativados por for√ßas mal-intencionadas e destruir√£o toda a sociedade. Acontece que essas vis√Ķes s√£o alarmistas, pois √† medida que nos familiarizamos com as novas tecnologias, perceberemos que, como qualquer coisa, elas podem ser usadas para o bem ou para o mal. E, filosoficamente falando, o mundo opera na premissa de que h√° mais ‘bem’ do que o ‘mal’.

Considere que mesmo nossos conceitos mais b√°sicos – como o dinheiro – s√£o algo essencialmente positivo, mas que tamb√©m podem ser usados para fins destrutivos (a gan√Ęncia, por exemplo). Ou, no dom√≠nio da tecnologia, vimos o lado sombrio do software com os recentes ataques malwares generalizados, que foram orquestrados para afetar milh√Ķes de usu√°rios. Com a intelig√™ncia artificial n√£o ser√° diferente. Mas existe uma responsabilidade que cabe a todos n√≥s, do usu√°rio comum, √†s empresas de tecnologia, de garantir a cria√ß√£o de sistemas com um “lado sombrio” dos ecossistemas de autorregula√ß√£o e que, em √ļltima an√°lise, demonstrem que usamos o AI para o bem, e n√£o para o mal.

* VP de New Growth e Emerging Markets da Wipro

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