NOTÍCIAS

Apple confirma planos de carro: “a mãe de todos os projetos de IA”

Apple confirma planos de carro: “a mãe de todos os projetos de IA”

by 13 de junho de 2017 0 comments

As especulações sobre um possível carro da Apple são dos maiores mistérios sobre o futuro da empresa e, até mesmo, da tecnologia. Durante os últimos meses, as informações foram conflitantes e o que era dado como certo passou por uma descrença geral. Mas agora surge algo mais consolidado sobre os planos. Em breve entrevista ao noticiário de negócios Bloomberg, o CEO da companhia, Tim Cook, confirmou o projeto. E ele tem muito de inteligência artificial (IA).

Ainda faltam detalhes de como o veículo seria visualmente. Cook descreveu o projeto como a combinação de três fatores que estão norteando o desenvolvimento do protótipo: tem de ser um carro autônomo, elétrico e com engenharia que o faça em compartimentos, como um smartphone.

Coincidentemente, são as três mudanças alardeadas por muitas consultorias como a base de sustentação da indústria automobilística para os próximos anos. A tecnologia tem sido fator cada vez mais decisivo na hora da compra de um auto e os consumidores parecem não querer abandonar o comportamento adquirido com os smartphones de ter serviços digitais na ponta dos dedos. A capacidade robótica de o carro dirigir sozinho e a possibilidade de um combustível menos poluente também tem crescido na preferência dos futuros motoristas.

Contudo, a entrevista ainda deixa alguma dúvida sobre se a marca estampará a lataria de um veículo. Cook disse que a Apple está mais focada no desenvolvimento da tecnologia, principalmente a de auto-condução do que no próprio carro. “Estamos nos concentrando em sistemas autônomos”, disse ele.

O chamado Project Titan ainda é um trabalho em andamento, pelo jeito. A Apple terá de definir as tecnologia antes de soltar qualquer protótipo ou estratégia de marketing. Especialistas têm destacado, nesse período de especulações, que por mais que a empresa seja uma das mais inovadoras do mundo e com competências de desenvolvimento e marketing invejáveis, o salto de passar de uma fabricante de smartphones para uma montadora é quase como começar do zero em todos os aspectos.

Autonomia
Os sinais de agora indicam que a Apple focará na inteligência artificial, tornando-se esse, e não o carro em si, o produto da marca. “Nós vemos isso como a mãe todos os projetos IA”, disse Cook a Bloomberg. “Provavelmente é um dos projetos de AI mais difíceis de trabalhar. A autonomia é algo que é incrivelmente excitante para nós. Mas veremos onde isso nos leva – não estamos realmente dizendo do ponto de vista do produto o que faremos. É uma tecnologia básica que consideramos muito importante “.

Recentemente, a Apple obteve uma licença de teste de veículo autônomo para que a empresa possa começar a testar carros auto-dirigidos nas estradas da Califórnia. Até agora, a Apple vem usando um Lexus SUV com seus próprios sensores e dispositivos.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *