NOTÍCIAS

App Sarahah rouba lista de contatos do usuário

App Sarahah rouba lista de contatos do usuário

by 29 de agosto de 2017 0 comments

Os anos de inocência das redes sociais acabaram. Talvez tenham ficado lá em 2006, perto de quando surgiram. Talvez tenham durado mais um pouco. Atualmente, é preciso ser mais criterioso com uma série de atitudes nesses sites, principalmente na forma como nossa privacidade e informações pessoais é usada pra fins comerciais (ou coisa pior). O último sucesso das redes sociais a mostrar que há muito mais negócios escusos por trás da inocente mania é o app Sarahah.

O recém-lançado aplicativo permite que o usuário recebe críticas anônimas de amigos, colegas e quem mais esteja no convívio (físico ou digital). Imediatamente tornou-se febre, com mais de 18 milhões de downloads, boa parte no Brasil. A suposta ideia do criador do app era a de manter um mundo mais sincero e tornar as pessoas mais receptivas às críticas.

Tudo papo furado. O analista de segurança Zachary Julian descobriu que o Sarahah carrega silenciosamente os contatos telefônicos dos usuários para os servidores da empresa por nenhum motivo aparente. E isso é feito logo na primeira vez que é utilizado pelo inocente usuário que quer mostrar que é tão receptivo às críticas como aos elogios.

Era para uma função nova que não veio
O criador do Sarahah, que é de origem árabem, Zain al-Abidin Tawfiq, respondeu à história publicada no site The Intercept, dizendo que seu aplicativo realmente colhe os contatos dos usuários para os servidores da empresa e que isso é um plano para um recurso que será implementado mais adiante.

Apps que carregam a lista de contatos são muito comuns. As redes sociais consideradas sérias usam isso para mostrar o que seus amigos estão fazendo, gostando ou conversando. Isso ocorre na esperança que o usuário seja alçado a uma maior participação nos sites. Cruzamentos de vários comportamentos de listas de contatos podem também ser usados por empresas que desejam detectar mudanças ou gostos que interferem em seus negócios. Ações como essas devem estar especificadas de alguma maneira nos “termos de privacidade” dos apps e sites.

No Sarahah, isso não está bem explicado. O criador do app disse que irá melhorar essa informação em uma atualização próxima e promete uma forma fácil do usuário controlar esse acesso aos contatos pessoais.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *