NOTÍCIAS

Amazon Go quer eliminar filas e caixas no varejo

Amazon Go quer eliminar filas e caixas no varejo

by 6 de dezembro de 2016 0 comments

A Amazon, de varejo on line, anunciou nessa segunda-feira sua nova tecnologia de compras batizada de Amazon Go. A ideia é bem simples aos olhos do consumidor e comerciante. O cliente entra na loja, aponta seu smartphone para aquilo que deseja comprar na prateleira, coloca o produto na sacola e pode ir embora pra casa. Sem filas ou caixa para fazer o pagamento. A cobrança é lançada para o consumidor no site da Amazon minutos depois.

Por trás do que aparenta ser algo simples há um leque enorme de novas tecnologias que estão dominando o mundo. “O nosso serviço é possível porque usa o mesmo tipo de tecnologia dos carros autônomos: visão computacional, integração de sensores e inteligência artificial”, revela a Amazon nas páginas dedicadas ao serviço, que já se encontra em teste numa loja de Seattle, nos EUA, exclusiva para funcionários da empresa.

É possível saber até se o cliente comprou um produto e se arrependeu. Se isso ocorre, a transação é desviada para o processo que o varejista quiser. Pode, por exemplo, acionar o call center ou emitir ofertas que sejam do agrado do consumidor para a realização da troca.

Para o público em 2017
Para realizar o teste da tecnologia Amazon Go, foi escolhido um varejo de produtos diversos. A loja tem cerca de 170 metros quadrados e fica em um centro nevrálgico do comércio local. Há produtos industrializados e frescos, assim como refeições preparadas no local.

Atualmente, o varejo escolhido para teste atende somente funcionários da Amazon com essa novidade. A empresa espera abrir para o público em geral já no primeiro trimestre de 2017.

No vídeo divulgado pela Amazon, a tecnologia mostra sua utilidade. O mais impressionante é como ela elimina algo comum no varejo atual, as filas dos caixas. Com tudo automatizado e com garantia de cobrança, não há necessidade de check-outs para passar o produto e pagá-lo.

Imediatamente após o anúncio, diversas consultorias de varejo emitiram suas análises. De forma geral, há elogios à eficiência e simplicidade da tecnologia Amazon Go. A eliminação das filas e caixas é o único ponto polêmico. Haverá um ganho de espaço que pode ser aproveitado, mas certamente os empregos dos operadores de caixa e empacotadores estão em risco.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *